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03 motivos que podem estar te impedindo de vender mais na internet
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3 motivos que podem estar impedindo você de vender mais na internet


Por Alphabrand em 23 de julho de 2021


A internet ampliou nosso poder de alcance e agora podemos vender nossos produtos e serviços para todo o mundo com um simples post no Instagram. Bem… mais ou menos, né? 

Se você está encontrando dificuldades para vender, veja abaixo alguns pontos que podem estar precisando de atenção:

01. Falta de percepção de valor

Foto: Maria Orlava, Pexels

Neste ponto, nem vou falar sobre qualidade, porque aqui presumo que o seu produto ou serviço seja o melhor do mercado. Mas o que você está fazendo para que as pessoas, de fato, percebam isso? 

Ainda que você tenha uma loja física, a internet tem se tornado um meio padrão de comunicação. E, no mundo on-line, ninguém vai se referir ao próprio produto como péssimo ou “mais ou menos”, concorda? 

Todos dizem que têm o melhor produto. A melhor solução do mercado. E, cá entre nós, sabemos que a realidade não é bem assim.  

Então o segredo está em falar menos e mostrar mais. Como? Convidando as pessoas a experimentarem e reconhecerem que, de fato, você está falando a verdade.

  • Se você vende produtos físicos, que tal enviar amostras ou oferecer degustações?
  • Trabalha com serviços? Que tal agendar uma consultoria ou sessão gratuita com seu futuro cliente? 

Dar uma chance para o potencial cliente conhecer o seu produto antes mesmo de comprar é o primeiro passo para vender cada vez mais. 

02. Não focar na Persona

Foto: Lisa, Pexels

Persona é a definição do seu cliente ideal. Isso significa que se você está oferecendo o seu produto para todo mundo, este ponto precisa ser revisado com urgência!

Quando entendemos a fundo para quem queremos vender, é muito mais fácil estabelecer a comunicação e gerar confiança — e só compramos aquilo que consideramos seguro, concorda?

Conhecer bem a persona pode, inclusive, ser um meio de descobrir oportunidades de melhorias em seus  produtos/serviços para torná-los ainda mais adequados às necessidades dos clientes.

03. Não vender a transformação

Foto: Rachel Clair, Pexels

Não se trata mais somente de produto, é preciso vender o benefício que ele pode trazer ao ser utilizado.

Alguém que vai a uma sorveteria pode até já ter uma preferência por determinado sabor de sorvete, mas esta pessoa não busca só isso. Ela também procura algo mais, como:

  • ter um momento de lazer com os amigos ou família;
  • se refrescar num dia de calor; ou 
  • ou simplesmente sair de casa para espairecer — coisa bem comum no momento em que estamos vivendo.

Por isso, foque sempre no benefício que seu produto pode proporcionar e não só em suas características.

Esses três pontos, à primeira vista, podem parecer simples, mas é bem comum que eles sejam negligenciados em nossa comunicação, principalmente porque estamos sempre na correria com outras preocupações.

Bora repensar nossa comunicação?



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