Página Inicial Blog
Home Blog / Blog / Mkt Digital / Acompanhe os resultados do seu site com o Google Analytics

Acompanhe os resultados do seu site com o Google Analytics


Por Alphabrand em 2 de fevereiro de 2018

Tags:


Você acompanha o tráfego em seu site, sabe quantas visitas tem mensalmente,  de onde vem os usuários que chegam até ele e como se comportam dentro da página?

Quando você faz uma ação como distribuição de panfleto ou propaganda em outdoor, você não consegue medir exatamente quanto aquela ação retornou com o investimento. Uma das grandes vantagens de fazer ações em Marketing Digital é a facilidade de acompanhar as métricas de qualquer ação realizada. 

Com seu site não é diferente, mas para acompanhar  estes detalhes é necessário que ele esteja conectado ao Google Analytics ou outra ferramenta com funções similares.

Monitore as visitas no seu site com o Google Analytics

O Google Analytics é uma plataforma que coleta dados de acesso em seu site e compila em diversos tipos de relatórios.

Porque é importante analisar os dados de acesso?
Sabendo os dados de acesso e o comportamento do usuário em seu site, você acompanhar a evolução do seu negócio, consegue ter insights para novos produtos e descobre o que precisa melhorar.

Não basta um site ser bonito, ele tem que trazer resultado!

Como instalar o Google Analytics?

Primeiro você precisa acessar o Google Analytics e criar uma conta. A plataforma irá fornecer um código que você irá inserir em seu site. A partir daí, o Google Analytics começa a coletar dados anônimos de cada visita.
 

Quanto custa o Google Analytics?

Nada. Nada mesmo! O Google Analytics é das melhores ferramentas do mercado para monitoramento de sites e é uma ferramenta fornecida pelo Google gratuitamente. 

Veja algumas métricas que você precisa ficar de olho:

  • De onde vem os seus visitantes?
    Com o Google Analytics, você pode descobrir se um visitante em seu site já veio outras vezes ou está visitando pela primeira vez. Além disso, monitorando o fluxo de visitantes no seu site você pode descobrir exatamente de onde eles estão vindo – Ele irá indicar se o seu visitante veio de um link em outro site, das redes sociais ou através de uma busca orgânica.

    A estatística de Acesso Direto é o percentual de visitantes que digitaram o endereço do seu site diretamente na barra de navegação, talvez por que já realizou algum negócio com você ou conheceu o endereço através de alguma propaganda que você fez.

  • Taxa de Rejeição
    A Taxa de Rejeição é o percentual de usuários que entraram em uma de suas páginas e saíram sem demonstrar interesse – Ficaram um tempo muito curto, não visitaram outras páginas nem clicaram em nada dentro do seu site.

    Se a taxa de rejeição do seu site estiver muito alta, fique atento. Alguma coisa pode estar errada. 

  • Metas
    As metas são ações que você espera que um usuário realize em seu site. Pode ser enviar um formulário de contato, ver um vídeo, ficar determinado tempo entre outras opções. O Analytics permite que você crie e monitore suas metas de maneira muito simples, bastando adicionar um código de acompanhamento em suas páginas.
  • Dispositivos
    Saber em que tipo de dispositivo seu usuário acessa o seu site é muito importante para garantir uma boa navegabilidade e sucesso do seu site.

    Um usuário que acessa seu site pelo computador tem um comportamento diferente quando está acessando por um Smartphone. Com esta estatística você descobre onde precisa focar os seus esforços de marketing e fazer os ajustes para melhorar a experiencia do usuário. 

Além dessas métricas, com o Google Analytics você pode descobrir:

  • Informações demográficas: Sexo e idade;
  • Informações Geográficas: idioma e local onde foi realizado o acesso.
  • Comportamento: Novas visitas, frequências e tempo na página, engajamento.

Se você já tem um site e ainda não começou a monitorar o acesso, comece hoje mesmo. Mesmo que leve um tempo para entender os relatórios, ao instalar o código você já terá uma base de dados para analisar no futuro.

Gostou do Post? Compartilhe e inscreva-se abaixo para receber as novidades que lançarmos por aqui.

Tags:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =