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Aumente as vendas da sua empresa produzindo conteúdos relevantes


Por Alphabrand em 25 de fevereiro de 2019


Descubra, neste post, como criar conteúdos relevantes para aumentar tráfego, engajar o público e aumentar a lucratividade da sua marca.

Produzir conteúdos relevantes. Produzir conteúdos relevantes. Produzir conteúdos relevantes… Essa frase soa quase como um mantra depois que a estratégia de marketing digital da sua empresa é desenvolvida, não é verdade? Mas você sabe, realmente, por que isso é tão importante?

Neste post vamos explicar por que bons conteúdos são peças chaves para atrair visitantes para o seu site/blog e como isso os converte em novos clientes. O resultado dessa ação? Aumento das vendas e maior lucratividade para a sua empresa.

Parece mágica, mas é só estratégia bem trabalhada. Acompanhe, agora, e descubra tudo!

Como a produção de conteúdo ajuda no crescimento da sua empresa?

Em primeiro lugar, é preciso deixar claro que a sua empresa PRECISA estar na internet. Afinal, ela é a porta de entrada para praticamente tudo que as pessoas fazem atualmente.

Quer um exemplo? Quando você vai comprar um produto novo, tal como um celular, por onde você começa a sua busca? Google, claro! E isso serve para tudo: comprar, vender, viajar, comer…

O mesmo acontece com os potenciais clientes da sua empresa: sempre que precisam de produtos ou serviços do seu ramo de atividade, eles vão ao Google pesquisar qual a mais indicada e a que possui maior credibilidade para atendê-los.

Ok! Essa parte ficou clara. Então você contrata os serviços de um excelente designer e solicita a criação do melhor site para a sua empresa. Parabéns! Você está no caminho certo. Ações como essa são o início de uma assertiva estratégia de marketing para a sua empresa.

Acontece que tem um detalhe aí. Ao contrário que muitas pessoas ainda pensam, para ser encontrado durante uma pesquisa não basta, apenas, ter um site ou um blog. Para que as ferramentas de busca coloquem a sua empresa nas primeiras posições (lembrando que as pessoas tendem a acessar somente sites e blog que estejam na página inicial) é preciso que ele tenha conteúdo e engajamento.

Além disso, são vários os critérios que essas plataformas utilizam para colocar a sua empresa em uma boa posição nas pesquisas: conteúdos publicados, quantidade, frequência, uso de palavra-chave, número de visitas, engajamento do público, etc.

Assim, não basta ter o melhor e mais bonito site e blog se eles não forem bem trabalhados. Por isso, a importância de produzir bons conteúdos. Ficou mais claro?

O que são conteúdos relevantes?

Agora que você descobriu porque bons conteúdos são tão importantes para o crescimento da sua empresa, vamos à ‘cereja do bolo’: o que são conteúdos relevantes?

De acordo com o Dicionário Aurélio, relevante é tudo aquilo “que tem valor, relevância ou pertinência; importante: argumento relevante.”

Ou seja, é preciso produzir textos e outros materiais úteis para o seu público-alvo, conteúdos que esclareçam as dúvidas, que resolvam os seus problemas, que tragam informações úteis.

Ao oferecer a eles temas assim, o site/blog da sua empresa passa a receber mais visitas, e os textos publicados começam a ser cada vez mais compartilhados entre os leitores.

Com isso, sua marca se torna mais conhecida podendo, inclusive, se transformar em referência para o público — e até para outras empresas — quando esses precisarem de respostas dentro do seu segmento de atuação.

Em resumo, funciona mais ou menos assim:
→ sua empresa cria um site/blog;
→ começa a produzir bons textos;
→ recebe mais visitas (afinal, vocês trazem esclarecimentos aos questionamentos do público-alvo);
→ aumenta o engajamento e compartilhamento entre os visitantes;
→ com isso, um número maior de pessoas passam a conhecer a sua marca;
→ o Google entende que sua empresa é interessante;
→ ela conquista os primeiros lugares nas ferramentas de busca;
→ aumento nas vendas e maior lucratividade!

Na teoria, pode até parecer um pouquinho complicado, mas na prática você vai ver que se trata de uma estratégia bem simples, porém muito eficaz.

Como produzir bons conteúdos?

Antes de pensar em produzir conteúdos somente para aumentar o número de visitas ao seu site/blog, é preciso considerar que eles devem trazer algo útil para os visitantes das suas páginas. Do contrário, eles não voltarão mais e toda a sua estratégia estará perdida.

Por isso, saber quais as principais dúvidas, bem como os assuntos mais procurados por eles é fundamental.

Falar sobre assuntos atuais e/ou inovações do setor de atuação da sua empresa pode ser um bom início. Verificar os principais questionamentos dos seus clientes no momento da venda, por exemplo, também é um bom parâmetro de assuntos que podem ser desenvolvidos.

Outra proposta é a produção de conteúdos ricos. Neles, as dúvidas e questionamentos dos seus visitantes e clientes são tratados mais a fundo, ou seja, com maior riqueza de detalhes.

Esses conteúdos podem ser produzidos em forma de e-books, por exemplo. A vantagem dessa forma de trazer informações é que, por ser um material um pouco mais extenso e complexo que um artigo, por exemplo, você pode solicitar ao seu leitor dados como nome, telefone e e-mail antes de disponibilizar o material.

Com essas informações em mãos, sua equipe de vendas tem os subsídios necessários para desenvolver um excelente trabalho de conversão de simples visitantes em leads qualificados. Em outras palavras: transformar leitores em novos clientes para a sua marca.

Fora esse existem diversos outros formatos e tipos de conteúdos que podem ser interessantes para o seu público-alvo, tais como:

  • posts redes sociais;
  • divulgação de notícias;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • estudos de caso;
  • como fazer;
  • entrevistas;
  • pesquisas;
  • newsletter, entre outros.

O que os conteúdos produzidos afetam na imagem da sua empresa?

A produção de bons e relevantes conteúdos não aumenta, apenas, o número de visitantes das suas páginas. Eles também têm uma grande parcela de responsabilidade na imagem que a sua marca passa para as pessoas.

Por isso, a produção de conteúdos baseados em informações verídicas e fontes confiáveis, bem escritos — incluindo gramática correta e boa fluência do texto — e uso de fotos e ilustrações atrativas, é fundamental para criar e manter uma boa imagem da sua empresa.

Somado a isso, quando você começa a produzir bons materiais, seu público tende a esperar sempre por mais. Assim, a frequência dessas postagens também faz parte do pacote.

Afinal, de nada adianta postar um conteúdo excelente hoje e outro somente daqui a dois meses. Além de o Google considerar a periodicidade para colocar sua página entre as primeiras, a assiduidade nas mídias digitais contribui para formar a autoridade digital da sua marca.

Ah! E não se esqueça também da divulgação desses conteúdos nas redes sociais, por exemplo. Elas são importantes ferramentas de engajamento e alcance de público.

Viu como produzir conteúdos relevantes é importante para o crescimento da sua empresa? Com essa estratégia, você tem em mãos uma ferramenta poderosa para promover sua marca e alavancar ainda mais as suas vendas.

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