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Benefícios e Vantagens de ter uma identidade visual para o seu negócio


Por Alphabrand em 21 de agosto de 2016

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No post anterior – O logotipo não é a sua marca – vimos que além do logotipo são necessários muitos outros elementos para construir uma marca bem estruturada que irá fortalecer a imagem da sua empresa no mercado. Neste artigo vou falar especificamente sobre a identidade visual e sua importância para seu negócio.

Como indivíduos, todos nós temos uma maneira de nos vestir, de falar e de nos comportar. Quem nos conhece sabe quais são nossos pontos fortes, nossas qualidades e até nossas fraquezas. Algumas características podem ser percebidas logo em um primeiro contato e outras precisam de um relacionamento mais profundo para serem descobertas.

E com a sua marca funciona da mesma maneira. Seu público alvo vai começar a formar uma opinião logo no primeiro contato com sua empresa, com base no que ele está vendo, seja uma embalagem na gôndola, seja um letreiro na frente da sua loja, seja um cartão de visitas entregue em mãos.

Por isso, antes de começar a projetar, você deve ter claro quem é você, o que faz e para quem faz e qual a percepção que você quer que seu público tenha da sua marca, para poder traduzir estas informações em uma forma visual e consistente.

Veja abaixo alguns dos benefícios que um sistema de identidade visual bem definido pode trazer para sua empresa

  • Melhorar a imagem da empresa frente ao Mercado;
  • Agregar valor aos seus produtos ou serviços;
  • Diferenciar-se da concorrência;
  • Atrair e fidelizar clientes;
  • Aumentar a confiança no seu negócio.
  • Melhorar posicionamento da sua marca;
  • Aproximar-se do seu público alvo;

Uma marca bem projetada irá dar uma razão para seu cliente comprar de você e não do seu concorrente. Por outro lado, uma marca que não tem padrão pode ter o efeito reverso.

Cause uma primeira boa impressão

Isso pode parecer óbvio, mas muitas empresas não dão a devida atenção à identidade visual do seu negócio e começam em desvantagem pois, como já foi mencionado, ao primeiro contato o seu cliente já começa a formar uma opinião sobre sua empresa. Pense como está seu site? Seu cartão de Visita? Seu logotipo?

Mantenha a consistência

Se tiver a minha idade, possivelmente já brincou de telefone sem fio na escola. Aquela brincadeira que a professora ensinava como os ruídos podem causar falha na comunicação ao passar uma mensagem de pessoa para pessoa. Com o sua marca acontece a mesma coisa. Imagine a cada vez que vai utilizar o seu logotipo em um novo material você altere a proporção, as cores, a forma etc. Sua empresa vai perdendo a identidade e a força da comunicação.

Por isso é importante ter um manual com os padrões de utilização da sua identidade visual, mostrando os meios corretos e incorretos de uso. Esse manual deve ser enviado para todos os seus fornecedores e parceiros que forem desenvolver desde um material gráfico ou site para sua empresa, mantendo assim uma identidade consistente.

Aproveite todos os pontos de contato

Cada etapa do seu funil de vendas é uma oportunidade de ser criativo e fortalecer a imagem da sua empresa. Desde o seu cartão de visitas até um formulário de feedback no pós venda é possível inovar, encantar e fidelizar o seu cliente.

Pense em todo o seu ciclo de vedas o que pode ser feito diferente para melhorar a comunicação com seu cliente. Quer algumas dicas? Cartão de visita, site, itens promocionais, brindes, convites, relatórios, newsletters, propostas, assinatura de e-mail, apresentações, envelopes e por aí vai. Cada negócio tem suas particularidades e pontos de contatos estratégicos. A dica aqui é saber explorá-los para expor sua marca e fortalecê-la na mente do seu consumidor.

Lembre-se que nem sempre é possível vender em um primeiro contato, pois dificilmente uma pessoa confia em alguém que não conhece. Mas o design é a chave para chamar atenção e começar este relacionamento.

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