Calendário Sazonal: como aproveitar as datas sazonais de 2022 para turbinar os resultados
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Calendário Sazonal: conheça os benefícios de apostar nessa estratégia


Por Alphabrand em 15 de outubro de 2021


Em um mercado cada vez mais acirrado, apostar em estratégias inteligentes de marketing digital pode ser o diferencial capaz de te colocar na frente da concorrência. 

Uma das formas de fazer isso é aproveitar de forma criativa as épocas estratégicas do ano, como é o caso das datas sazonais. 

Sazonal significa temporário, algo que tem um momento específico para acontecer. Ao longo do ano, nosso calendário possui várias datas comemorativas e algumas delas são tão especiais que a comemoração se estende para além do seu dia exato. Essas são as datas sazonais. 

Quer saber por que você deve apostar nessa estratégia? 

Continue lendo este post!

4 Motivos para aproveitar as datas sazonais na sua estratégia de marketing

Natal, dia dos namorados, dia das mães… Todas essas datas são momentos especiais e que muitos aproveitam para reunir a família, celebrar e também presentear pessoas queridas. 

O que isso significa? As datas sazonais fomentam o comércio.

Ou seja, mais do que a comemoração em si, existem benefícios práticos reais de aproveitar esses períodos do ano. Veja alguns deles:

  1. Aproveitar que os consumidores estão mais propensos à compra

O dia das mães é, historicamente, a segunda data do ano mais importante para o comércio, ficando atrás apenas do natal. 

Empresas que aproveitam ambas as ocasiões com inteligência, fazendo uma conexão entre a data e os seus produtos/serviços, colhem os frutos saborosos da lucratividade.

  1. Aumentar o vínculo com os seus clientes

Além das vendas, as datas sazonais podem ser oportunidades perfeitas para gerar conexão. Por meio de ações e campanhas temáticas, as marcas também podem aproveitar esses períodos do ano para humanizar a comunicação, tornando-a mais acolhedora. 

Estreitando, assim, o vínculo com os consumidores.

  1. Conquistar a atenção de novos consumidores 

Aproveitar as datas sazonais para apostar em ações criativas pode ajudar a chamar ainda mais atenção dos consumidores.

Como as ocasiões são aproveitadas por diferentes empresas, muitas delas acabam sendo repetitivas. Nesse contexto, quem sai do óbvio e aposta em movimentos fora da caixa tem maior potencial de ser notado.  

  1. Reforçar valores e bandeiras que a marca apoia

Quais os valores e bandeiras que a sua marca apoia? Outro motivo para aproveitar as datas sazonais é reforçar valores que não necessariamente tem a ver com vendas, mas sim como posicionamento.

No mês de outubro, por exemplo, período que compreende a campanha outubro rosa, reverter parte das vendas para instituições beneficentes relacionadas à saúde da mulher é uma ação de posicionamento.

Atenção: para acertar, é preciso ter estratégia!

Os benefícios são muitos, mas não são garantidos. Afinal, não basta eleger todas as datas comemorativas do calendário e criar dezenas de campanhas de forma aleatória. É preciso ter estratégia.

Nem todas as datas podem funcionar para o seu segmento de mercado e tipo de público, e esses fatores precisam ser considerados durante o planejamento de ações.

Quer saber como fazer um planejamento robusto e inteligente? Acesse agora mesmo o Calendário Sazonal da Alphabrand! Além de listar as datas mais importantes para o comércio, lá você aprende a criar um plano eficaz!



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