fbpx

Calendário Sazonal

Datas Comemorativas 2021



Dia do Arquiteto

       

O Dia do Arquiteto é comemorado em 15/12

O Dia do Arquiteto e Urbanista é comemorado em 15 de dezembro, mas a celebração que eleva os profissionais da arquitetura já foi em outra data.

Originalmente, essa data era comemorada em 11 de dezembro. O dia fora instituído em 1933 por meio de Lei Federal, no mesmo momento em que os cursos da área tinham sido oficializados pelo governo brasileiro.

Porém, um nome brasileiro expoente da área e reconhecido mundialmente faria essa data comemorativa ser alterada. Foi após o falecimento de Oscar Niemeyer que o Dia do Arquiteto e Urbanista passou a ser no dia 15 de dezembro, mesmo dia em que o profissional se foi.

Niemeyer fez grandes contribuições ao Brasil, ao lado de outros nomes da arquitetura e urbanismo nacionais. O principal exemplo de projetos assinados por Oscar é a capital federal Brasília, que foi projetada inteiramente para atender a demanda do governo.

O Palácio da Alvorada, a Catedral de Brasília e o Terminal Rodoviário são exemplos de obras que têm respectivamente as mãos de Niemeyer e do arquiteto Lúcio Costa.

No país, são mais de 202 mil arquitetos e urbanistas cadastrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Na categoria também estão inclusos os designers de interiores, mas estes têm seu dia comemorativo reservado também.

Os arquitetos e urbanistas dão forma a obras que traduzem épocas, conceitos e pensamentos. Quem nunca se maravilhou ou se perguntou como é que um edifício pode ser suspenso em poucas colunas e ter um formato diferente? Isso é obra de arquitetos.

Junto aos engenheiros civis, verdadeiras obras de arte são erguidas transformando ruas e avenidas em verdadeiras exposições a céu aberto. Os urbanistas, por sua vez, planejam e projetam as melhores formas de as cidades serem habitadas.

Nesse Dia do Arquiteto e Urbanista, aproveite para criar homenagens e fazer ações que vão ao encontro do simbolismo da data. Há muito o que se explorar para conquistar sua audiência.

Anote em sua agenda que dia 15 de dezembro deve ser motivo de uma comemoração em forma de campanhas e atitudes que enalteça obras, profissionais e a área!

Compartilhe:


    Faltou alguma data?
    Envie abaixo a sua sugestão.