fbpx

Calendário Sazonal

Datas Comemorativas 2021



Dia do Engenheiro Agrônomo

       

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado em 12/10

Do suco de laranja servido no restaurante à salada preparada em casa, esses alimentos tiveram a mão de um engenheiro ou engenheira agrônoma por detrás.

O Dia do Engenheiro Agrônomo é celebrado em 12 de outubro e homenageia esse profissional que cuida de pesquisas e ações voltadas a todos os processos agrícolas.

Planejamento, pesquisas, melhoria do cultivo, análises e toda a manutenção de cadeias produtivas de origem animal e vegetal ficam sob responsabilidade de um engenheiro agrônomo.

A história da engenharia agrônoma no Brasil como uma profissão institucionalizada começou em 1875. Naquele ano foi aberta a Imperial Escola Agrícola da Bahia, a primeira escola de agronomia do Brasil.

Muitos anos se passaram e hoje o Brasil concentra mais de 260 instituições que oferecem cursos na área. Uma das principais, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, conhecida pela sigla Esalq, que faz parte da USP, é referência latina em agronomia.

Segundo dados de 2018, do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), o Brasil tem cerca de 105.300 engenheiros agrônomos. Profissionais que estão distribuídos em um mercado abrangente e de alto crescimento nos últimos anos.

Em 2020, o crescimento do agronegócio foi recorde, chegando a 24,31%, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Esse aumento da oferta mostra a grande demanda que se abre cada vez mais para engenheiros agrônomos, profissionais de destaque nesse meio.

Com novas tecnologias digitais, uso de drones e sistemas robustos de dados, um engenheiro consegue fazer seu trabalho à distância. Porém, esse profissional nunca vai abandonar presencialmente o campo. Visitas técnicas e estudos de perto ainda são precisos.

Entre laboratórios, o trabalho em home office e o campo, o cenário mostra que hoje o engenheiro agrônomo é um profissional que deve ser mais versátil do que nunca. Valorização que se faz na data comemorativa ao ofício, e que deve ser lembrada pela categoria.

Marque em sua agenda anual, o Dia do Engenheiro Agrônomo. Ações, divulgações em sites e redes sociais com homenagens à data valem a pena e ajudam seu negócio a engajar público e gerar receita!

Compartilhe:


    Faltou alguma data?
    Envie abaixo a sua sugestão.