fbpx

Calendário Sazonal

Datas Comemorativas 2021



Dia do Saci

       

O Dia do Saci é comemorado em 31/10

Figurinha carimbada do folclore brasileiro tem seu dia especial reservado. O Dia do Saci é uma data que recorda a importância do personagem para a cultura popular do país.

O Dia do Saci é comemorado em 31 de outubro, e foi oficializado em 2003, após um projeto de lei federal do deputado federal Chico Alencar e pela vereadora Ângela Guadagnin. A proposta dos parlamentares é a de resgatar a memória e a força que a cultura popular brasileira tem.

A escolha do dia 31 de outubro como o Dia do Saci é estratégica. Ela foi feita como uma maneira de sobrepor a cultura popular brasileira frente a já conhecida festa de Halloween, que foi absorvida dos Estados Unidos pelos brasileiros.

Como o Brasil não vive a cultura do Dia das Bruxas, comum aos norte-americanos, faz mais sentido ter um dia dedicado a uma figura de amplo conhecimento dos brasileiros.

Assim foi criado o Dia do Saci, uma data que recorda da figura endiabrada, que tem a aparência de um menino negro com uma perna só, e que vive pulando e fazendo peripécias nas casas de áreas rurais do Brasil.

O personagem também é conhecido como Saci-Pererê, e é talvez, a mais emblemática figura do folclore nacional. Boi da Cara Preta, Cuca, Mula Sem Cabeça e Curupira também são outros personagens folclóricos que, por causa da data e da presença do Saci no imaginário do povo, também são relembrados.

Entre as atividades que a data reserva, é comum que nas escolas de ensino infantil, sejam feitas figuras, desenhos, bonecos e a contação da história do Saci, como homenagens ao personagem.

Também, essa é uma boa data para criar imagens, posts e outros materiais voltados ao público de um negócio, para que eles saibam que há um dia especial feito para o Saci.

Portanto, anote no seu calendário que, diferente de comemorar o Dia das Bruxas, você pode trazer à tona o tema do Dia do Saci em 31 de outubro. Essa é uma deixa que reforça a valorização que a empresa dá para a cultura nacional, e mostra que há interesse em pesquisar e resgatar as tradições brasileiras.

Compartilhe:


    Faltou alguma data?
    Envie abaixo a sua sugestão.