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Cartão de Visitas: ainda vale a pena ter um?
Por Alphabrand em 15 de julho de 2019
Se você já usou a desculpa que “a gráfica atrasou a entrega” para justificar porque você não estava com um cartão de visitas para entregar a um futuro parceiro comercial, este post é para você!
A maneira como se apresenta para o seu cliente tem muito peso no crescimento das suas vendas. Ao se identificar de forma profissional, você consegue transmitir mais credibilidade e, com isso, tem mais chances de fechar bons negócios.
Descubra, neste artigo, como um simples cartão de papel, ou digital, pode lhe ajudar nessa tarefa e mudar a maneira como sua empresa é vista. Acompanhe!
Ainda que a tecnologia esteja cada vez mais presente no nosso dia a dia, o cartão de visitas continua sendo um dos principais pontos de contato para estabelecer relacionamentos iniciais com futuros clientes e parceiros, seja em um grande evento como um workshop, seja em uma reunião um a um.
Por meio dele, seu potencial cliente tem uma primeira impressão de quem você é, além de fornecer dados para que ele possa pesquisar e descobrir mais sobre a sua empresa.
O ato de trocar cartões também torna o relacionamento mais pessoal e pode fortalecer ainda mais o vínculo entre sua empresa e o seu contato.
Somado a tudo isso, além de passar a imagem de profissionalismo, ele ajuda a fixar melhor sua marca na memória de quem o recebe.
O que é o Cartão de Visita Digital?
Cartão de Visita Digital
O cartão de visita digital pode ser visto como uma evolução do tradicional. Ele é um cartão digital interativo enviado em Pdf, que pode facilmente ser transmitido por aplicativos de mensagens, com a vantagem de levar consigo todos os links do seu negócio, como site, redes sociais, páginas específicas, entre outros.
Além da interatividade que esse tipo de cartão proporciona, você o carrega facilmente — já que ele fica no seu celular — e pode enviar a qualquer momento que surgir uma oportunidade de negócio. O que já não acontece com o impresso, pois nem sempre temos um disponível e isso sempre acontece nos momentos que mais precisamos.
Impresso ou Digital: Qual o Melhor Modelo de Cartão de Visitas?
Independentemente do segmento que atua, há vantagens nos dois tipos de cartão. Nossa sugestão é que tenha sempre em mãos alguns cartões de visitas impressos para entregar aos seus clientes em uma reunião presencial ou um evento estabelecendo, assim, um contato direto.
O cartão impresso também pode ser distribuído em locais estratégicos, como cafeterias, restaurantes ou hotéis, deixando exposta a sua marca. Certifique-se de deixar seus cartões somente em locais que seja frequentado pela audiência que quer impactar.
Já o cartão virtual pode ser enviado para clientes que demonstraram interesse e já fizeram algum contato com sua empresa. Dessa forma, você tem a oportunidade adicional de mostrar os outros serviços que sua empresa oferece, bem como trazer mais tráfego para seu site e redes sociais.
Com ele, seu cliente ou parceiro comercial também tem a possibilidade de compartilhar seus contatos com outras empresas, aumentando ainda mais suas possibilidades de novos negócios.
Como Desenvolver um Bom Cartão de Visitas?
Seja digital, seja impresso, o cartão de visitas precisa ter bom gosto e qualidade. Confira estas dicas para desenvolver um cartão impecável.
1. Foque nos dados mais importantes
O cartão de visitas tem um espaço restrito — geralmente, seu tamanho é 5×9 cm. Justamente por isso, é fundamental deixar as informações mais importantes em destaque, não podendo faltar:
logotipo da sua empresa;
seu nome;
cargo;
e-mail;
telefone;
endereço do site;
endereço físico.
Caso ainda tenha algum espaço, aproveite para divulgar os serviços oferecidos e as redes sociais.
2. Tenha um visual agradável
O visual é o primeiro ponto a chamar a atenção de quem recebe um cartão de visitas.
Por isso, desenvolver um com um designer profissional ajuda a causar um impacto positivo maior e aumentar consideravelmente as chances da sua marca ser lembrada por um cliente em potencial.
3. Invista em material de qualidade
Caso opte pelo modelo impresso, não se esqueça de utilizar bons materiais, pois a primeira impressão é a que fica — nesse caso, literalmente! Hoje, há muitas opções de papel e de gráficas que imprimem cartões de qualidade com um excelente custo-benefício.
4. Revise com atenção
Principalmente se você optar por um cartão de visitas impresso, preste muita atenção aos dados de contato, como telefones e endereços eletrônicos.
Ter que descartar um lote inteiro de cartões porque as informações estavam erradas não só prejudica o meio ambiente, como também o seu bolso. Além disso, passar adiante um cartão com informações incorretas, ou corrigir manualmente, passa uma imagem nada profissional.
Quais os Principais Erros Cometidos ao Desenvolver Cartões de Visitas?
Agora que você sabe o que fazer, descubra também o que não fazer. Confira os principais erros cometidos ao se desenvolver um cartão de visitas e atente-se para que nenhum deles faça parte do seu projeto:
fazer cartões muito grandes que dificultem que seu cliente guarde facilmente;
utilizar um cartão com dados errados, corrigindo com caneta na hora de entregar;
usar fontes (letras) muito pequenas ou ilegíveis;
não manter o padrão de identidade visual dos outros materiais da sua empresa;
não alinhar os elementos, comprometendo a harmonia do cartão;
fazer impressões caseiras ou utilizar materiais de baixa qualidade;
utilizar em excesso estilos diferentes de fontes.
Qual o Melhor Modelo? 16 Cartões Criativos Para Servir de Inspiração
Investir em formatos diferenciados é uma boa maneira de impactar seu público. Confira abaixo 16 modelos de cartões criativos para inspirar a criação do seu projeto.
Por que contar com um profissional para criar seu cartão?
Apesar de parecer uma peça simples, o cartão de visitas tem um papel de extrema importância na apresentação do seu negócio. Por isso, sempre que possível, conte com a ajuda de um designer profissional para desenvolver esse e outros materiais de divulgação da sua marca.
Somente ele terá as ferramentas e as técnicas necessárias para criar cartões de visitas funcionais e altamente profissionais.
Seja um cartão de visitas físico, seja um virtual, lembre-se sempre de ter uma dessas opções disponíveis para facilitar um contato futuro de potenciais clientes com a sua empresa.
E você, já desenvolveu seu cartão de visitas? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e descubra qual modelo tem sido o mais escolhido e não fique de fora!
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