Se preferir ver este tutorial em vídeo, vá até o final da página.
O primeiro passo, é separar a sua lista para enviar para o site. Você pode fazer isso manualmente, ou enviar em formato .csv separado por vírgula. É só escolher esse formato na hora de salvar seu arquivo em Excel. Neste tutorial vamos trabalhar com a segunda opção.
Passo 01 – Enviar sua lista de e-mail marketing
Na guia assinantes escolha Manage Contacts > Adicionar Inscritos
Em seguida ele irá pedir para você confirmar que estes contados autorizaram o envio de e-mail Marketing para eles. É muito importante que você trabalhe com uma lista própria, de pessoas que entraram em contato diretamente com sua empresa.
NUNCA compre lista de terceiros, pois isso pode prejudicar a reputação do seu domínio.
Após a confirmação, você já poderá fazer o upload da sua lista clicando em no botão +.
Após subir a lista, o sistema irá reconhecer automaticamente alguns campos, como o Nome, E-mail e telefone. Se isso não acontecer, você pode selecionar o campo na coluna esquerda que se relaciona com o campo da coluna direta.
Clique em Salve Configurações
No passo seguinte ele irá pedir para você salvar em uma Lista existente, caso já tinha criado uma previamente ou Nova lista, onde você poderá criar uma lista para seus contatos.
Vamos selecionar Nova Lista.
Escolha um nome para sua nova lista, clique em Aprove e Salve. E pronto, sua lista já está criada!
Passo 02 – Criando um Template de e-mail Marketing
O passo seguinte é criar o template da mensagem que iremos enviar na campanha. Para isso vamos utilizar a guia Modelos.
Escolha Criar Modelo e em seguida, Editor de Arrastar e Soltar.
Um modelo com imagens e texto será carregado na tela. Você pode personalizar esta mensagem ou deletar os elementos e começar um novo e-mail do zero.
No topo do e-mail, defina:
Nome do Modelo: Nome que irá utilizado somente para organização interna dos seus modelos;
Padrão de E-mail: endereço de e-mail que será utilizado para o envio;
Padrão de Nome: Nome que será mostrado no campo “De” do recipiente do e-mail;
Assunto Padrão: Assunto que será mostrando no campo “Assunto” do recipiente do e-mail;
Para deletar um elemento do e-mail, basta passar o mouse sobre ele e clicar no símbolo da lixeira.
Para adicionar um novo elemento é só arrastar da barra de ferramentas na lateral direita para o local onde você quer colocar aquele elemento.
Para Adicionar um dado variável, como o nome do cliente, por exemplo. Dentro da área de texto, selecione a ferramenta Add Marge Field.
Ele irá inserir o dado como uma {variável} que irá substituir pelo valor definido neste campo quando o e-mail for enviado.
No Rodapé, é importante que você manter a mensagem e o link de descadastro – {unsubscribe} e o seu endereço físico {accountaddress}.
Como isso é uma normal internacional anti-spam, mesmo que você não insira, o sistema irá colocar automaticamente, e por padrão a mensagem será coloca em ingles, se você não fizer a tradução.
Seu modelo de e-mail marketing está pronto! Agora salve e clique na guia Campanhas.
Passo 03 – Configuração da campanha de E-mail Marketing.
Em Campanhas, Selecione Criar Campanhas.
Esta tela é bem intuitiva, e você poderá enviar a sua campanha em 3 passos simples.
Primeiro, selecione os contatos que irão receber o seu e-mail marketing.
O segundo passo é escolher o template de e-mail. Como já criamos na etapa anterior, vamos selecionar Modelos. Caso ainda não tenha definido Assunto, nome e e-mail na criação do modelo, você pode defini-los agora.
Na terceira Etapa, você irá definir
Nome da Campanha: novamente para uso e organização interna;
Quando Enviar – Você pode enviar na hora ou agendar sua campanha para envio em uma data e horário específico;
Otimização da hora do envio – Qual a ordem que quer enviar, dentre as 3 opções.
Conforme você for enviando mais campanhas, o sistema irá analisar e marcar os contados mais engajados e também irá identificar os melhores horários de aberturas de cada contato para fazer a entrega de e-mail. Essa automatização é uma excelente forma de conseguir mais resultados com suas campanhas de e-mail marketing.
Pronto, agora sua campanha já está configurada, basta clicar em Envie Campanha e aguardar os resultados!
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