Página Inicial Blog
Dicas para montar um e-mail marketing
Home Blog / Blog / Mkt Digital / Dicas para montar um e-mail marketing perfeito

Dicas para montar um e-mail marketing perfeito


Por Alphabrand em 22 de janeiro de 2018

Tags:,


Se você pensa que o e-mail marketing morreu, é melhor repensar neste assunto. Entenda porque o e-mail marketing ainda é uma valiosa ferramenta para sua empresa e veja 4 dicas essenciais para montar o e-mail marketing perfeito!

Cada vez mais somos surpreendidos por novas ferramentas que visam facilitar o contato com o nosso clientes como Redes Sociais, Whatsapp, Notificacões via “push” e muitas outras, mas nem por isso devemos deixar para trás uma estratégia tão importante quanto o e-mail marketing.

Para ter uma ideia melhor da sua relevância pense um pouco: Se você precisasse escolher entre ficar sem o Facebook ou sem acesso ao seu e-mail nas próximas 24 horas, qual escolheria? Acredito que a grande maioria, assim como eu, optaria em ficar com o acesso ao e-mail.

Eu tenho uma conta pessoal no Gmail desde 2004, onde estão armazenadas grande parte das minhas interações via internet. Além disso, o e-mail é obrigatório para fazer o cadastro em grande parte das redes sociais ainda tem grande relevância para comunicação empresarial como confirmação de transações e compras.

Por isso acredito que o e-mail marketing ainda funciona! No entanto é necessário que você saiba como usar, e quais as melhores estratégias e boas práticas para isso.

Aqui vão algumas dicas básicas para você que está começando uma estratégia de e-mail marketing:

1. Personalize o conteúdo do seu e-mail para sua audiência.

Não basta apenas personalizar com nome. Selecione um conteúdo que seja extremamente relevante para o seu público. Analise se aquela informação será benéfica para ele. Fazer o uso de diferentes Personas é um meio prático de selecionar o que cada grupo de contatos irá receber e aumentar as interações com aquela mensagem.

Atenção: Certifique-se de que as informações do cliente que você possui no arquivo são precisas. Errar os nomes ou usar títulos incorretos podem prejudicar sua reputação em vez de ajudá-lo

2. Invista tempo na elaboração de um bom título.

Escolha um título que esteja relacionado ao conteúdo da sua mensagem, seja simples e direto. Se sua ferramenta de e-mail marketing permitir, faça diferentes títulos e teste qual deles teve mais interações antes de enviar para todo a sua lista de contatos.

3. Escreva sua mensagem de forma concisa

Dê preferencia ao uso de orações curtas, linguagem simples e listas com marcadores.

Inicie o seu e-mail marketing já introduzindo o seu assunto e o por quê  você acha que será interessante para o seu contato tomar conhecimento dele. Introduza os benefícios mais atraentes de sua oferta, resuma os detalhes importantes e concentre sua energia em uma clara ligação à ação.

Se precisar detalhar mais alguma coisa, coloque links para seu site. Além de você conseguir visualizar o grau de interesse do seu cliente em determinado assunto, isso trará benefícios para ranqueamento do seu site nos mecanismos de buscas.

4. Mantenha consitência no seu tom de voz.

O tom de voz é a maneira que sua empresa se expressa. Se sua empresa é mais informal, não comece seu e-mail marketing com “Prezado cliente” ou “Senhores clientes”. Use o mesmo tom de voz que você utiliza em outros tipos de comunicações, como nas redes sociais, ao telefone etc.

5. Trabalhe o design, mas sem exageros.

O design amigável é um aspecto fundamental do marketing por e-mail.

O design responsivo, a cor e o tamanho do texto, o uso adequado do espaço em branco e a incorporação da marca e logotipo da empresa podem fazer com que seu e-mail seja mais convidativo para os clientes.

Nunca envie e-mail somente com imagens, pois isso aumenta as chances do seu e-mail marketing ser considerado como spam. Tente manter um equilíbrio entre 50% de imagem e 50% texto nas suas campanhas de e-mail marketing.

Se você não tem muita experiência com softwares de imagens, pode utilizar o Canva pra criar um cabeçalho bem interessante para seu e-mail marketing, de maneira fácil, rápida e gratuita!

6. Use ferramentas próprias para envio.

Não existe número mínimo de contatos, mas se sua lista é superior a 50 já é aconselhável utilizar uma ferramenta própria para envios.

Fazendo uma busca no Google você encontra diversas opções como o Mailchimp, Aweber, E-Goi, Leadlovers entre outras, cada uma com diferentes opções de planos e ferramentas. Aqui na Alphabrand  utilizamos o Elastic E-mail, por ser uma ferramenta fácil de usar e oferecer um bom pacote de envios gratuitos.

Ao escolher uma ferramenta para envio do E-mail marketing, você consegue fazer análise de quem abriu seu e-mail, quem clicou em seus links, quem não deseja mais receber seus e-mails e assim você consegue melhorar e segmentar cada vez mais suas campanhas para atingir melhores resultados.

7. Não compre listas de e-mails

Este é um assunto que daria um artigo completo, mas só para sermos breve, comprar uma lista de possíveis clientes é a pior coisa que você poderia fazer para uma estratégia de e-mail marketing. Primeiro porque aquelas pessoas nunca ouviram falar de você. Segundo porque com certeza nesta lista haverão muitos e-mails falsos.

Quando uma pessoa recebe um e-mail de uma empresa que nunca ouviu falar, no melhor dos cenários ela irá deletar o e-mail na mesma hora. Mas ela também pode sinalizar aquele e-mail como spam, e conforme o número de pessoas tomam a mesma atitude, seu domínio (o endereço que utilizou para enviar seus e-mails) vai perdendo relevância, diminuindo a taxa de entrega e podendo ir parar em uma blacklist.

8. Saiba quando enviar ou não

A frequência de envio ideal pode variar dependendo das expectativas da audiência, do produto, do serviço ou do tipo de campanha. De um modo geral, você deve enviar e-mail marketing pelo menos uma vez por mês.

Mas não envie um e-mail apenas por uma questão de enviar. Comunique-se com seu público quando você realmente tem algo de bom para oferecer.

Certifique-se de colocar uma opção de descadastro em todos os e-mails. Uma pessoa que se inscreveu em seu site, pode não estar mais interessada no tipo de conteúdo que você aborda. Então dê a ela opção de sair daquela lista e respeite sua decisão.

Resumindo: verifique se o conteúdo é útil e o tópico é relevante. Envie somente e-mail para pessoas que entraram em contato com sua empresa. Não envie muitas vezes em um período de tempo muito curto e não seja muito agressivo.

Pronto para enviar sua campanha? Confira o artigo Como criar uma campanha de E-mail Marketing.

Se tiver alguma dúvida sobre este tema, compartilhe nos comentários abaixo.

Tags:,



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − treze =