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Entenda mais sobre automação de e-mail Marketing


Por Alphabrand em 26 de fevereiro de 2020


O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para nutrição de leads (potenciais clientes) e, por conta disso, é usado em praticamente todos os planos de marketing digital.

Apesar de contarmos com novas formas de se comunicar na internet, como as redes sociais e os aplicativos de mensagem, o e-mail ainda permanece como um dos canais mais relevantes e com maior taxa de conversão.

Estima-se que 92% das pessoas usam o e-mail como principal recurso de comunicação. Desse total, 61% dos usuários acessa o canal diariamente. Vale ressaltar que, 72% dos consumidores preferem usar o e-mail para trocar mensagens com empresas.

Portanto, o e-mail marketing se tornou quase indispensável para as estratégias de divulgação, sendo a forma mais eficiente de disparar conteúdo promocional aos clientes.

No entanto, mesmo com a sua popularidade, somente 42% das agências brasileiras investem em automação de e-mail marketing. Sendo assim, essa é uma oportunidade para se destacar no mercado.

No artigo de hoje, trataremos mais sobre o que é automação de e-mail marketing e como essa técnica pode ajudar a sua empresa na conquista de novos clientes.

O que é automação de e-mail marketing?

A automação de e-mail marketing é baseada em um sistema automatizado, que classifica os leads, de acordo com a etapa de compra em que ele está.

Ou seja, é possível perceber se o usuário está mais longe ou mais próximo de fechar negócio.

Dessa maneira, é possível entregar um conteúdo específico, de acordo com os reais interesses de cada pessoa.

Por exemplo, um lead que acabou de conhecer sobre o seu negócio de energia solar, tem interesse em saber mais sobre o serviço, como é feito o procedimento, entre outros aspectos.

Já um cliente que está bem próximo de fechar negócio quer saber detalhes específicos, como as técnicas de manutenção e os diferenciais da empresa.

Quer dizer que, a automação de e-mail marketing é fundamental para direcionar conteúdos relevantes, conforme as necessidades de cada um dos clientes, em um determinado momento de compra.

Por conta disso, investir em automação de e-mail marketing é uma maneira de aumentar as chances de venda e manter uma relação saudável com os clientes.

Além disso, o processo de automação utiliza várias tecnologias que podem facilitar a personalização das mensagens de e-mail, tais como:

  • Incluir o nome de cada cliente;
  • Segmentar os contatos em vários grupos;
  • Selecionar a melhor hora para enviar mensagem;
  • Acompanhar o comportamento do usuário.

Ou seja, dependendo da ferramenta de automação escolhida, você pode enviar um e-mail para um cliente específico, chamando-o pelo nome e fazendo o disparo no melhor momento do dia.

3 plataformas para automação de e-mail marketing

Atualmente, é possível encontrar inúmeros aplicativos, ferramentas e plataformas para automação de e-mail marketing.

Desse modo, a empresa pode escolher qual recurso melhor se adequa às estratégias de marketing digital.

Abaixo, separamos alguns softwares e plataformas mais conhecidos para a automação de e-mail marketing.

1 – RD Station

A RD Station se tornou uma referência entre as ferramentas de automação de e-mail marketing, devido ao ótimo custo-benefício da plataforma.

Desenvolvida pela Resultados Digitais, o programa é capaz de fazer uma análise completa dos leads, com base no perfil e interesses de cada um, além de contar com um suporte de criação de conteúdo.

Assim, se a empresa quer criar um material sobre cortina blecaute rolo, a RD Station ajuda a escolher quais leads se interessam pelo conteúdo, de forma rápida e dinâmica.

A plataforma também faz o gerenciamento de mídias sociais, blogs, landing pages e SEO. Assim, a empresa pode automatizar várias campanhas em marketing digital.

2 – MailChimp

O MailChimp é especialmente focado na automação de e-mail marketing, realizando a qualificação e nutrição de leads, bem como estratégias para retenção de clientes que abandonam o carrinho nos e-commerces.

A plataforma também é integrada estrategicamente com as campanhas específicas, que são de interesse do consumidor.

3 – Leadlovers

A Leadlovers é uma plataforma de automação que tem como principal objetivo estabelecer um relacionamento saudável entre a marca e o cliente.

Por isso, ela é recomendada para empreendedores que querem vender mais.

A ferramenta é capaz de hospedar domínios ilimitados e ajudar na criação de páginas personalizadas. Além disso, ela integra mecanismos de pagamento, como o PagSeguro e o PayPal.

Qual a melhor ferramenta?

Existem diversas ferramentas voltadas para a automação de e-mail marketing, fora as que já citamos, por exemplo, Mautic, Sendinblue, entre outras.

Não existe uma ferramenta melhor, tudo vai depender do seu planejamento e do funcionamento da sua empresa.

Faça uma análise e uma pesquisa completa, para que dessa forma você escolha a que melhor atende suas necessidades.