O e-mail marketing é uma das estratégias mais eficientes para nutrição de leads (potenciais clientes) e, por conta disso, é usado em praticamente todos os planos de marketing digital.
Apesar de contarmos com novas formas de se comunicar na internet, como as redes sociais e os aplicativos de mensagem, o e-mail ainda permanece como um dos canais mais relevantes e com maior taxa de conversão.
Estima-se que 92% das pessoas usam o e-mail como principal recurso de comunicação. Desse total, 61% dos usuários acessa o canal diariamente. Vale ressaltar que, 72% dos consumidores preferem usar o e-mail para trocar mensagens com empresas.
Portanto, o e-mail marketing se tornou quase indispensável para as estratégias de divulgação, sendo a forma mais eficiente de disparar conteúdo promocional aos clientes.
No entanto, mesmo com a sua popularidade, somente 42% das agências brasileiras investem em automação de e-mail marketing. Sendo assim, essa é uma oportunidade para se destacar no mercado.
No artigo de hoje, trataremos mais sobre o que é automação de e-mail marketing e como essa técnica pode ajudar a sua empresa na conquista de novos clientes.
A automação de e-mail marketing é baseada em um sistema automatizado, que classifica os leads, de acordo com a etapa de compra em que ele está.
Ou seja, é possível perceber se o usuário está mais longe ou mais próximo de fechar negócio.
Dessa maneira, é possível entregar um conteúdo específico, de acordo com os reais interesses de cada pessoa.
Por exemplo, um lead que acabou de conhecer sobre o seu negócio de energia solar, tem interesse em saber mais sobre o serviço, como é feito o procedimento, entre outros aspectos.
Já um cliente que está bem próximo de fechar negócio quer saber detalhes específicos, como as técnicas de manutenção e os diferenciais da empresa.
Quer dizer que, a automação de e-mail marketing é fundamental para direcionar conteúdos relevantes, conforme as necessidades de cada um dos clientes, em um determinado momento de compra.
Por conta disso, investir em automação de e-mail marketing é uma maneira de aumentar as chances de venda e manter uma relação saudável com os clientes.
Além disso, o processo de automação utiliza várias tecnologias que podem facilitar a personalização das mensagens de e-mail, tais como:
Ou seja, dependendo da ferramenta de automação escolhida, você pode enviar um e-mail para um cliente específico, chamando-o pelo nome e fazendo o disparo no melhor momento do dia.
Atualmente, é possível encontrar inúmeros aplicativos, ferramentas e plataformas para automação de e-mail marketing.
Desse modo, a empresa pode escolher qual recurso melhor se adequa às estratégias de marketing digital.
Abaixo, separamos alguns softwares e plataformas mais conhecidos para a automação de e-mail marketing.
A RD Station se tornou uma referência entre as ferramentas de automação de e-mail marketing, devido ao ótimo custo-benefício da plataforma.
Desenvolvida pela Resultados Digitais, o programa é capaz de fazer uma análise completa dos leads, com base no perfil e interesses de cada um, além de contar com um suporte de criação de conteúdo.
Assim, se a empresa quer criar um material sobre cortina blecaute rolo, a RD Station ajuda a escolher quais leads se interessam pelo conteúdo, de forma rápida e dinâmica.
A plataforma também faz o gerenciamento de mídias sociais, blogs, landing pages e SEO. Assim, a empresa pode automatizar várias campanhas em marketing digital.
O MailChimp é especialmente focado na automação de e-mail marketing, realizando a qualificação e nutrição de leads, bem como estratégias para retenção de clientes que abandonam o carrinho nos e-commerces.
A plataforma também é integrada estrategicamente com as campanhas específicas, que são de interesse do consumidor.
A Leadlovers é uma plataforma de automação que tem como principal objetivo estabelecer um relacionamento saudável entre a marca e o cliente.
Por isso, ela é recomendada para empreendedores que querem vender mais.
A ferramenta é capaz de hospedar domínios ilimitados e ajudar na criação de páginas personalizadas. Além disso, ela integra mecanismos de pagamento, como o PagSeguro e o PayPal.
Existem diversas ferramentas voltadas para a automação de e-mail marketing, fora as que já citamos, por exemplo, Mautic, Sendinblue, entre outras.
Não existe uma ferramenta melhor, tudo vai depender do seu planejamento e do funcionamento da sua empresa.
Faça uma análise e uma pesquisa completa, para que dessa forma você escolha a que melhor atende suas necessidades.