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Google Meu Negócio: como aparecer no Google mesmo sem ter um site?
Por Alphabrand em 29 de março de 2019
Se você tem um negócio local e ainda não solicitou seu cadastro no Google Meu Negócio, saiba que está perdendo grandes oportunidades de vender mais.
Isso porque, 83% dos brasileiros utilizam mecanismos de busca como esse quando procuram algo perto de onde estão.
Embora ter um site próprio seja muito importante para estabelecer uma presença digital efetiva, é possível começar a divulgar o seu negócio mesmo – se ainda não tiver um —e o melhor, sem pagar nada por isso.
O Google Meu Negócio é indicado para todo tipo de empresa, até mesmo aquelas que não têm endereço físico, atendendo apenas online.
Descubra, neste post, o que é essa ferramenta, as vantagens que ela oferece e aprenda a criar sua conta para fechar ainda mais negócios. Bora lá?
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita desenvolvida para que empresas com negócios locais possam gerenciar sua presença digital através do Google, na rede de pesquisa e mapas.
Praticamente um mini website, ele aparece na lateral direta dos resultados de pesquisa do Google assim que uma pessoa procura pelo nome da sua empresa ou mostra intenção de busca por serviços semelhantes próximos a ela, por exemplo, restaurantes perto de casa, salão de beleza + nome do bairro, consultório odontológico +nome da cidade etc
Quais as vantagens do Google Meu Negócio?
Além de ser uma plataforma gratuita fornecida diretamente pela gigante das buscas, o Google Meu Negócio é um meio de estar na internet mesmo sem ter um site. Com ele, você gerencia seu perfil online e pode usufruir de muitos benefícios, tais como:
Garante informações de contato sempre atualizadas
Ele permite que as informações do seu negócio estejam sempre atualizadas, como localização, telefones, horário de funcionamentos e site. É possível também mostrar sua empresa internamente por meio de fotos e vídeos.
Mostra sua loja ou escritório no mapa do Google
Para resultados que apontam intenção de busca local, o Google dá preferência por mostrar no Maps resultados próximos ao lugar onde a pessoa está, exemplo: restaurante + localização (nome da cidade, região, bairro etc).
Permite avaliações dos clientes
Receber comentários de clientes tem duas vantagens bem importantes: a primeira, mostrar que sua empresa é confiável, uma vez que os feedbacks positivos ajudam a aumentar a confiança na sua marca. A segunda, entender as principais dúvidas dos clientes para melhorar os seus serviços.
Essas classificações também ajudam a destacar o seu negócio, sempre que um serviço relacionado ao seu for pesquisado.
Gera relatórios e insights
No painel Insights você encontra uma série de informações sobre o seu negócio. Eles ajudam a entender como as pessoas estão chegando até a sua empresa. Nesse painel é possível descobrir dados como:
- palavras-chave utilizadas para encontrar sua empresa;
- em qual local das buscas sua empresa aparece mais;
- pessoas que pediram rota para seu local;
- pessoas que ligaram no telefone cadastrado no Google.
Como criar uma conta no Google meu Negócio?
Criar uma conta no Google Meu Negócio é fácil, basta seguir estes passos:
- Acesse https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/ e clique em Comece Agora.
- Insira o nome da sua empresa, o endereço e complete as demais informações solicitadas na tela;
- Para confirmar o local onde sua empresa está, o Google enviará um código PIN para o endereço cadastrado em 1 ou 2 semanas;
- Ao receber o código, complete seu cadastro.
É possível postar no Google Meu Negócio?
Se você acompanha as novidades sobre os produtos Google sabe que, em 2019, algumas ferramentas deixarão de existir, entre elas o Google+. Nele, também era possível criar um perfil empresarial, com dados da sua empresa e, sobretudo, publicar atualizações, como uma espécie de rede social.
O que muita gente ainda não sabe é que, desde 2017, já existe no Google Meu Negócio a guia Postagens., Nessa aba é possível divulgar ofertas, produtos, eventos e novidades da sua empresa. Cada tipo de postagem oferece diversas opções de configuração.
Veja como aproveitar melhor essa ferramenta para atrair quem está procurando por empresas como a sua:
- Novidades: divulgue o que está acontecendo na sua empresa ou os artigos publicados no seu blog;
- Ofertas: tem promoção rolando? Utilize essa guia para destacar suas ofertas;
- Eventos: vai fazer um workshop ou treinamento? Nessa guia você pode colocar uma descrição do evento, bem como data, hora e local;
- Produtos: lançou um produto novo? Também é possível mostrá-lo nessa sessão, incluindo até fotos e preços.
Criar postagens não demanda muito tempo e ajuda a alcançar um público ainda maior!
Dica extra: como se destacar no Google Meu Negócio?
Complete seu perfil o máximo possível
Mantenha seu perfil no Google Meu Negócio sempre atualizado e o mais completo possível. Quanto mais completo ele estiver, mais vantajoso será para o seu negócio.
E sempre responda a todas as dúvidas e comentários dos seus clientes.
Mostre imagens do seu negócio
Uma imagem fala mais que mil palavras! Se elas são relevantes para seu negócio, tome proveito disso! Faça fotos que mostrem seu escritório por dentro ou os produtos que você comercializa, da melhor maneira possível.
Sempre responda as avaliações
O Google encoraja seus usuários a fazerem avaliações dos locais visitados. Responder aos comentários é uma forma de mostrar aos futuros clientes que sua empresa valoriza, também, os atuais.
Mas se você recebeu um comentário negativo, veja isso pelo lado bom. Avaliações assim podem ajudar você a descobrir possíveis problemas no seu negócio que podem virar grande oportunidades no futuro.
Independentemente do tipo de comentário que receber, certifique-se de respondê-los para demonstrar o quão bom é o atendimento da sua empresa.
Conclusão
A internet oferece uma gama gigantesca de opções para você divulgar a sua empresa, e a pesquisa do Google é a principal ferramenta para ela ser encontrada online.
Com o Google Meu Negócio você já pode deixar, de forma fácil, as suas principais informações comerciais visíveis para os clientes que procuram por serviços como o seu, ainda que não tenha um site.
Não solicitar o cadastro no Google Meu Negócio é dar, de bandeja aos seus concorrentes, a oportunidade de saírem na sua frente.
Agora que você descobriu um pouco mais sobre essa ferramenta, acesse o site, faça seu cadastro e comece hoje mesmo a aparecer nos resultados de busca e conquistar ainda mais oportunidades!