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Links patrocinados: anuncie seu negócio no Google


Por Alphabrand em 10 de setembro de 2019


Os links patrocinados surgiram como uma ferramenta eficiente de marketing digital para tornar maior a visibilidade de um site.

Eles funcionam como um anúncio, que aparece nas primeiras posições de uma pesquisa em buscadores da internet.

Para isso, é preciso escolher algumas palavras-chave de modo que, durante a pesquisa por um determinado produto, o seu site possa aparecer entre as primeiras colocações do mecanismo de busca.

Se, por exemplo, uma pessoa busca um produto/serviço como um gerador de energia solar residencial e essa foi uma das palavras-chave escolhidas por você no momento de configurar o seu anúncio pelo link patrocinado, seu site certamente aparecerá entre as primeiras opções de links.

Por isso, os links patrocinados são responsáveis por trazer cada vez mais resultados para diferentes sites, de acordo com os dados publicados pelo Google. A seguir, é possível conhecer um pouco mais sobre as estatísticas e os dados relacionados a esse modelo de anúncio.

Os dados e as estatísticas sobre o links patrocinados

Justamente porque o Google oferece esse serviço, ele passa por constantes aprimoramentos essenciais para melhorar os resultados obtidos com o uso do link patrocinado e fornece dados importantes sobre a ferramenta.

A primeira grande alteração que ocorreu nessa ferramenta foi a mudança da área onde os links eram exibidos.

Anteriormente, eles ficavam posicionados na lateral direita da página. Depois, com a alteração que os levou ao topo do layout, o número de cliques aumentou cerca de 40%, segundo os dados do próprio Google.

Outro dado importante se refere à expansão dos locais onde é possível anunciar seu site, alcançando plataformas como YouTube, Facebook e Instagram. Afinal, de acordo com a empresa, a estimativa é de que entre 3 pessoas navegando na internet, certamente 1 delas está assistindo a um vídeo no YouTube.

Além disso, outra estatística fornecida pelo Google diz respeito ao investimento no link patrocinado: a cada R$ 1,00 aplicado, o retorno obtido pode variar entre R$ 3,00 e R$ 8,00.

Essas informações comprovam como a ferramenta pode trazer resultados animadores para qualquer tipo de negócio e, por isso, é uma das maiores modalidades de marketing digital utilizadas atualmente.

É possível elencar algumas das principais vantagens oferecidas pelo link patrocinado, que podem ser utilizadas como estratégias eficientes para conquistar maior destaque na internet:

Os principais motivos para utilizar o link patrocinado

  • Atinge o público-alvo do negócio facilmente;
  • É possível modificar o anúncio a qualquer momento;
  • Obter métricas rapidamente;
  • Investimento gradual;
  • Mostra-se com excelente custo-benefício;
  • Fortalecimento da marca.

1. Alcançando o seu público-alvo

Como é sabido, toda empresa deve focar em alcançar o seu público-alvo, para que seus resultados sejam mais satisfatórios.

Nesse sentido, o link patrocinado é uma ótima ferramenta para que o seu site seja visto pelo seu público-alvo.

Afinal, a busca por um determinado serviço, como coleta seletiva construção civil, será feita por pessoas interessadas na contratação desse procedimento. E, por isso, o investimento feito por meio do link patrocinado terá ligação direta com possíveis clientes.

Diferentemente de outras estratégias de marketing que podem “atirar para todos os lados”, o link patrocinado vai aparecer na busca de palavras-chave ligadas ao seu segmento de atuação, de acordo com as que você escolher.

Então, se uma empresa oferece um aluguel de van com motorista, ela pode optar pelo link patrocinado ao invés de outras possíveis ferramentas de divulgação, como panfletos ou anúncios em revistas.

2. Ajustes podem ser feitos a qualquer momento

Como aprender faz parte de qualquer processo, é preciso ir identificando quais são as melhores palavras-chave ligadas ao seu segmento.

Uma estratégia interessante pode ser o teste de diferentes expressões para entender qual é a mais utilizada pelo público interessado no seu serviço.

Um exemplo disso pode ser a busca por papel de parede para sala. Pode ser importante testar algumas palavras-chave mais específicas, optando por inserir:

  • Modelos;
  • Cores;
  • Tamanhos;
  • Estampas.

Isso porque muitas pessoas podem buscar por um determinado estilo que esteja na moda ou mesmo por um design mais clássico desse tipo de produto.

Sendo assim, é importante estar sempre atento ao seu segmento, buscando as melhores expressões para adicionar ao link patrocinado e obter melhores resultados.

Isso pode ser facilmente monitorado por meio de outra ferramenta oferecida dentro do sistema do link patrocinado, que será abordada no próximo tópico.

3. Importância do monitoramento de métricas

Com o uso de palavras-chave no link patrocinado, uma maneira eficiente de conduzir o andamento dessa estratégia de marketing digital é por meio dos dados demonstrados dentro do sistema de métricas.

Após a inserção de uma palavra-chave, é possível medir o seu alcance facilmente, com as informações fornecidas pela plataforma. As principais são:

  • Número de cliques;
  • Custos por clique;
  • Número de impressões;
  • Qualidade de um anúncio

O número de cliques mostra quantas pessoas clicaram no seu link, de acordo com a palavra-chave utilizada.

Além disso, torna possível medir a sua taxa de conversão, calculando o número de acessos em comparação ao número de exibições durante uma busca.

O custo por clique também é outra métrica importante, já que ele influencia diretamente na quantia investida dependendo de alguns parâmetros, como a qualidade do anúncio ou a importância de uma palavra-chave.

A taxa de impressões fornece dados importante sobre a qualidade das palavras-chave escolhidas, pois ela atua mostrando resultados que revelam se a sua escolha foi acertada, tanto quanto se o valor investido mensalmente está adequado ao seu segmento.

Aliando todas essas informações, o Google ainda disponibiliza a métrica mais importante, que diz respeito à qualidade do seu link patrocinado. Para isso, ele mede o seu número de cliques, os custos, as impressões e outras variantes que fornecem uma avaliação geral sobre a sua página.

E isso determina se ela aparecerá mais vezes durante uma busca, fornecendo melhores resultados com o uso do link patrocinado para o seu site.

4. Investimento progressivo

O link patrocinado oferece uma vantagem que pode ser essencial para muitas empresas: o investimento pode ocorrer de maneira gradual, ou seja, pode ser menor no início e ir aumentando progressivamente.

Por exemplo, se uma academia deseja aumentar a sua exposição apostando no uso de uma palavra-chave como aula de dança de salão e obtém cada vez mais procura por causa disso, pode ir investindo maiores quantias, de modo a alcançar cada vez melhores resultados.

Isso pode ser fundamental quando uma empresa recém-inaugurada possui um planejamento de crescimento que inclui estratégias de marketing digital.

Desse modo, é possível ir expandindo gradativamente, sem causar impactos negativos no caixa da empresa.

5. Custo-benefício do link patrocinado

O custo-benefício oferecido pelo link patrocinado é parte fundamental da escolha dessa ferramenta para muitos negócios. Isso porque, ao investir um determinado valor, o retorno pode ser bastante rápido.

Diferente de outras maneiras de anúncio, o link patrocinado começa a gerar um maior número de visitas ao seu site rapidamente, ao contrário de um anúncio impresso, por exemplo.

Isso porque, se um cliente precisa buscar por um aluguel de caçamba de entulho, ele certamente não vai atrás de uma revista até encontrar um possível anúncio que talvez nem esteja lá.

Ele vai buscar o serviço diretamente na internet e as empresas que investem nessa ferramenta de marketing garantirão os primeiros lugares na página da pesquisa.

6. Fortalecimento de uma marca

Aparecer em diferentes lugares e em vários momentos é o que faz uma marca se fortalecer e ganhar maior relevância dentro do seu segmento de atuação e do mercado como um todo.

Independentemente do setor em que uma empresa está enquadrada, é importante marcar presença em diferentes canais de comunicação.

Seja em redes sociais ou seja nos principais buscadores, uma empresa especializada na confecção de painel em tecido sublimado pode ser a mais conhecida do seu segmento justamente porque investe em link patrocinado, garantindo assim que o seu site seja sempre visto com prioridade dentro de uma busca virtual.

Link patrocinado: uma eficiente estratégia digital

Não é à toa que cada vez mais empresas optam por investir em link patrocinado para que seu site possa estar mais visível na internet.

Isso porque, ele está atrelado a um pagamento mediante um resultado prévio, ou seja, quando uma empresa investe no link patrocinado ela sabe que o valor gasto resultou em alguma ação por parte de um possível interessado.

Ou seja, se um escritório comercial quer oferecer locação de salas hora e aposta no link patrocinado para isso, ele saberá que seu site foi exibido quando uma pessoa buscou por essa palavra-chave, o que quer dizer que o investimento aplicado gerou um tráfego de pessoas interessadas nesse serviço.

Justamente nesses termos, o link patrocinado é uma das ferramentas mais vantajosas do marketing digital e pode ser uma das escolhas mais acertadas para uma empresa que deseja atingir maiores resultados, ganhando cada vez mais destaque na internet.