É muito comum quando se está iniciando um novo negócio, buscar a criação do logotipo para ajudar a dar “forma” ao projeto e ter algo palpável para chamar de “seu”. É o início da transformação de uma ideia. Mas a marca vai além do Logotipo. Desenvolver o conceito da marca como um todo é o ponto de partida para iniciar qualquer projeto, inclusive para definição identidade visual.
Antes de iniciar qualquer trabalho ou campanha, mergulhe a fundo na ideia do seu negócio para definir a essência da sua marca, quem ela é e como ela deseja ser vista no mercado.
Imagine sua marca como um quebra-cabeça. Uma combinação de vários elementos, tangíveis e intangíveis, que se precisam estar bem alinhados entre si para formar um todo, por exemplo:
Como podemos perceber, o logotipo é só um elemento dentro de um elemento maior que é o conjunto de identidade visual e suas aplicações que, por sua vez, está dentro de um elemento mais amplo e essencial, a marca.
Quanto melhor definida estiver sua marca, mas mais fácil será criar campanhas, anúncios e materiais visuais consistentes, que trarão resultados efetivos para sua empresa. Além de você ter um parâmetro para avaliar todos os materiais e processos que envolvem sua empresa.
Abaixo você encontra algumas perguntas para ajudar você a conhecer a fundo o seu negócio, e pensar em melhores estratégias para sua empresa.
Qual a razão de existir da marca?
Qual o objetivo da sua empresa, porque ela está sendo criada?
Para quem a marca é feita?
Qual é o seu público alvo? Não seja abrangente, defina o principal público do seu negócio.
O que faz com que a marca seja única?
Qual é a proposta de valor da sua marca? Por que as pessoas irão comprar seus produtos ou serviços?
Como a marca deve ser percebida?
Como seus clientes veem a sua marca?
Qual é a ideia da comunicação da marca?
Quais os atributos que sua empresa tem que comunicar?
Qual é o tom de voz e seu comportamento?
Qual é a personalidade da sua empresa?