É muito comum quando se está iniciando um novo negócio, buscar a criação do logotipo para ajudar a dar “forma” ao projeto e ter algo palpável para chamar de “seu”. É o início da transformação de uma ideia. Mas a marca vai além do Logotipo. Desenvolver o conceito da marca como um todo é o ponto de partida para iniciar qualquer projeto, inclusive para definição identidade visual.
Antes de iniciar qualquer trabalho ou campanha, mergulhe a fundo na ideia do seu negócio para definir a essência da sua marca, quem ela é e como ela deseja ser vista no mercado.
Imagine sua marca como um quebra-cabeça. Uma combinação de vários elementos, tangíveis e intangíveis, que se precisam estar bem alinhados entre si para formar um todo, por exemplo:
Identidade Visual;
– Nome do produto ou da empresa;
– Logotipo;
– Slogan ou Tagline;
– Cores, formas
– Apresentação do seu produto/serviços – Embalagens, site, papel timbrado, envelopes, uniformes, etc;
Comunicação Interna;
Atendimento;
Processos;
Local físico, equipamentos, etc;
Cultura da empresa;
Entre outros elementos.
Como podemos perceber, o logotipo é só um elemento dentro de um elemento maior que é o conjunto de identidade visual e suas aplicações que, por sua vez, está dentro de um elemento mais amplo e essencial, a marca.
Quanto melhor definida estiver sua marca, mas mais fácil será criar campanhas, anúncios e materiais visuais consistentes, que trarão resultados efetivos para sua empresa. Além de você ter um parâmetro para avaliar todos os materiais e processos que envolvem sua empresa.
Conheça melhor sua empresa
Abaixo você encontra algumas perguntas para ajudar você a conhecer a fundo o seu negócio, e pensar em melhores estratégias para sua empresa.
Qual a razão de existir da marca?
Qual o objetivo da sua empresa, porque ela está sendo criada?
Para quem a marca é feita?
Qual é o seu público alvo? Não seja abrangente, defina o principal público do seu negócio.
O que faz com que a marca seja única?
Qual é a proposta de valor da sua marca? Por que as pessoas irão comprar seus produtos ou serviços?
Como a marca deve ser percebida?
Como seus clientes veem a sua marca?
Qual é a ideia da comunicação da marca?
Quais os atributos que sua empresa tem que comunicar?
Qual é o tom de voz e seu comportamento?
Qual é a personalidade da sua empresa?
O Alphabrand utiliza cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência enquanto visita o nosso website.
Alguns dos cookies são necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados.
Outros cookies são coletados para melhorar a performance do nosso website e a sua experiência através de conteúdo personalizado, funcionalidades nas redes sociais e análise de tráfego. Estes cookies podem também incluir cookies de terceiros, os quais podem rastrear o uso do nosso website.
Você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento que julgar necessário, navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
Cookies de Terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Pixels do Facebook, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!