Marketing de conteúdo: Entenda sua importância no mercado atual - Alphabrand
Por Alphabrand em 19 de julho de 2019 | Produção de Conteúdo

Marketing de conteúdo: Entenda sua importância no mercado atual

Início » Blog » Produção de Conteúdo » Marketing de conteúdo: Entenda sua importância no mercado atual

Empreendedores que querem continuar relevantes para os seus clientes devem investir no Marketing Digital para alcançar visibilidade online. Muito mais do que uma tendência de mercado, as estratégias se tornaram um investimento essencial para a maioria das empresas e o Marketing de Conteúdo se mostra uma importante estratégia para se destacar da concorrência.

Nesse sentido, o principal ponto não é apenas estar na internet, mas sim adotar as melhores estratégias para chegar aos clientes.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos relevantes para o público de uma empresa, sem promover explicitamente a marca. Trata-se de uma forma de ajudar o público-alvo de determinado nicho a resolver problemas, colaborando pouco a pouco para a construção de uma autoridade no assunto.

O que é o Marketing de Conteúdo?

A ideia central do Marketing de Conteúdo é informar determinado público para que ele respeite uma marca e a tenha como referência. Desta forma, a probabilidade de as pessoas se tornarem clientes do empreendimento aumenta.

Apesar de ser considerado novo, o Marketing de Conteúdo já acontecia antes da era digital, no mundo offine. Exemplos clássicos são revistas e livros. Ao contrário de um release feito no marketing tradicional ou na assessoria de imprensa, não se trata do que a empresa faz ou oferece, mas sim do que os clientes precisam saber.

Conteúdo relevante

O bom conteúdo não está focado apenas em vender, ele deve contribuir com alguma vantagem para quem o consome.

Para citar um exemplo, empresas de consultoria ambiental podem investir na criação de conteúdos pensando em como resolver problemas relacionados à poluição, esclarecer dúvidas sobre questões de sustentabilidade ou ensinar questões de interesse ao público do nicho. 

Assim, o conteúdo é relevante, pois ensina tudo o que as pessoas precisam saber durante o processo de decisão que pode levar à contratação de um serviço de consultoria. O mesmo vale para empresas que vendem equipamentos para tratamento de água ou qualquer outro produto que exija conhecimento antes da aquisição.

Formatos e canais

Além de produzir conteúdos com informações úteis para o público alvo de uma empresa, é essencial distribuí-los da maneira mais eficaz, de forma a atingir os objetivos da estratégia.

É preciso conhecer bem o público que se pretende atingir para definir quais serão os formatos de conteúdos e por onde eles serão divulgados. 

As principais alternativas online são:

  • Blogs, com conteúdos em texto, áudio, foto e vídeo;
  • Redes sociais, que também permitem diversos formatos de conteúdos;
  • E-books, templates e white papers, materiais ricos em informação;
  • E-mail Marketing, com maior proximidade dos clientes.

Manter-se bem informado sobre as novidades do mercado é importante para identificar novas tendências.

A venda de tela perfurada, por exemplo, pode se mostrar mais eficaz pelas redes sociais do que por meio de um blog, e a melhor forma de descobrir isso é pesquisando os hábitos do público alvo e testando os formatos e canais.

O planejamento de toda a estratégia também é fundamental, assim como uma análise dos resultados obtidos. A contratação de equipes especializadas no Marketing de Conteúdo é uma garantia de mais qualidade na estratégia.

Quais os objetivos do Marketing de Conteúdo?

Muitos empreendedores do setor da construção civil e decorações podem se perguntar qual é a vantagem de investir na criação de conteúdos, ao invés de criar os clássicos anúncios, mostrando todos os detalhes sobre os produtos. 

Dentre os principais objetivos da estratégia, é possível destacar seis:

  1. Aumentar a visibilidade na internet;
  2. Aumentar a interação entre marca e consumidores;
  3. Nutrir uma base de leads;
  4. Reduzir o custo de aquisição de clientes;
  5. Ganhar a confiança do público, fidelização e propagadores de marca;
  6. Melhorar a experiência no pós-venda.

Entenda porque esses objetivos são importantes em uma estratégia de marketing e como o Marketing de Conteúdo colabora para atingi-los.

Visibilidade na internet

As estratégias de SEO são bastante utilizadas no Marketing de Conteúdo, como uma forma de tentar posicioná-los na primeira página do Google. 

Uma fábrica de churrasqueira pré moldada, por exemplo, será encontrada quando um possível cliente se interessar em entender mais sobre os modelos. Ele vai digitar palavras-chave no buscador e encontrará um artigo bem otimizado em SEO para tirar suas dúvidas.

Hoje, sabemos que não basta divulgar um texto pobre com palavras-chaves soltas e desconexas. O algoritmo de busca do Google é bastante desenvolvido para notar a relevância dos conteúdos para os usuários, com base em diversos fatores.

Dentre eles, é possível citar o tempo de permanência na página e a qualidade dos links referenciados no texto. Todos esses aspectos, entre outros, são analisados e influenciam no rankeamento.

Aumentar a interação

O Marketing de Conteúdo também cria um canal de interação com a marca, onde os clientes podem conversar com representantes da empresa, tirar dúvidas ou entender mais sobre os produtos oferecidos.

Um exemplo seria a estratégia de uma assistência técnica de aquecedores a gás, que poderia investir em conteúdos com dúvidas comuns e respostas ou dicas de boas práticas de uso e manutenção preventiva dos aparelhos. 

Ao conseguir a atenção da audiência e fazer com que ela compartilhe o conteúdo que considerar relevante nas redes sociais, por exemplo, uma publicidade espontânea acontece. O mais indicado é investir em conteúdos com alto poder de engajamento.

Leads

Um Lead é uma pessoa que representa uma oportunidade de negócio, por ter fornecido informações de contato em troca de conteúdos informativos da empresa. É uma pessoa que demonstrou interesse no segmento, mostrando que gostaria de saber mais sobre determinados produtos ou serviços e como resolver problemas simples com eles.

Ao pesquisar sobre guarda corpo de vidro para sacada por exemplo, Lead é aquela pessoa que não se importa em fornecer nome e e-mail para receber um material exclusivo sobre qual tipo de vidro escolher para a estrutura a ser construída, por exemplo.

Por meio do Marketing de Conteúdo, é possível oferecer material relevante para essas pessoas, preparando-as para o momento da compra. Às vezes, o cliente pode até demorar para fazer uma compra e, em muitos casos, o que falta é informação para que eles notem o valor da empresa e do produto.

Reduzir o custo de aquisição de clientes

O custo de aquisição de clientes é o valor que uma empresa gasta, em média, para captar um novo consumidor.

Quando o empreendimento investe em Marketing de Conteúdo e SEO, é natural que novos potenciais clientes passem a conhecer a marca. Isso acontece porque eles estarão acessando o site de maneira orgânica e recorrente, atraídos por um conteúdo informativo, relevante e de qualidade.

Confiança, fidelização e propagadores de marca

O marketing acompanha as mudanças no público, principalmente na forma como as pessoas enxergam as marcas e realizam as compras na atualidade.

Por meio do Marketing de Conteúdo, as empresas ganham notoriedade no mercado, com autoridade e confiança. Isso acontece porque, por meio dos conteúdos gratuitos e de alto valor, elas passam a ser lembradas com mais força pelos consumidores. 

Desta forma, uma empresa focada na venda de itens de iluminação para piscina LED, ao divulgar textos ou vídeos mostrando a aplicação dos seus produtos e ideias de decoração para a área de lazer, ganha potencial competitivo em relação àquele concorrente que não investe no Marketing de Conteúdo.

Além disso, ao focar nos principais problemas dos clientes e não nos produtos em si, são maiores as chances de o público compartilhar as informações em sua rede de contatos, propagando as qualidades e a notoriedade da marca.

Melhorar a experiência no pós-venda

Por meio de FAQ, central de ajuda, treinamento online ou até mesmo construindo um fluxo de Email Marketing, o Marketing de Conteúdo ajuda a melhorar a experiência do cliente no pós-venda.

Os conteúdos relevantes focados em acolher os clientes mesmo após as compras garantem a lojas de cozinhas planejadas, por exemplo, que eles continuarão utilizando os serviços ou produtos. Nesse momento, é importante que eles sintam que podem continuar contando com a marca caso algum problema apareça ou diante de novas demandas, como móveis planejados para os quartos.

Marketing de Conteúdo e seus resultados no mercado

O Marketing de Conteúdo vem se destacando no mercado brasileiro, como uma estratégia cada vez mais adotada por empreendimentos de sucesso.

Uma pesquisa realizada com alguns participantes de indústrias de diversas áreas de atuação no Brasil apontou que 71% das empresas adotaram a estratégia.

As empresas mostraram que as estratégias podem gerar 2,2x mais visitas aos sites e 3,2x mais Leads. Ao produzir mais de 13 conteúdos mensais, elas conquistaram em média 4,2x mais visitantes em seus sites. Por isso, 60,6% preveem o aumento do investimento no Marketing de Conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou deste contúedo? Compartilhe!