Página Inicial Blog
Palavras-chaves: como escolher as melhores para o seu site?
Home Blog / Blog / Mkt Digital / Palavras-chave: como encontrar, avaliar e escolher as melhores para sua estratégia?

Palavras-chave: como encontrar, avaliar e escolher as melhores para sua estratégia?


Por Alphabrand em 11 de setembro de 2020

Tags:,


Depois de verificar os pontos mais importantes do SEO, ou pelo menos a parte essencial, já podemos começar a pensar na próxima etapa da estratégia de otimização do conteúdo: o planejamento de palavras-chave.

Se você não escolher bem as palavras-chave antes de iniciar sua estratégia de SEO, corre o risco de perder seu tempo e dinheiro investidos nessa abordagem, ficando cada vez mais longe da primeira página do Google.

Ou seja, saber como evitar isso é, definitivamente, um bom negócio!

Por isso, confira agora tudo o que você precisa saber sobre palavra-chave para conseguir boas colocações orgânicas para o seu site.

O que são as palavras-chave no SEO?

As palavras-chave (keywords, em inglês) são os termos que os usuários utilizam para realizarem uma busca — se lembra quando falei que tudo começa a partir de uma pesquisa?

E, quando iniciamos essa pesquisa, sempre temos, ao menos, um dos objetivos abaixo em mente:

  1. saber algo;
  2. fazer algo;
  3. ir a algum lugar; 
  4. comprar algo.

Isso não é nada novo — e não fui eu que inventei! Essas ações do usuário são classificadas pelo Google, que as define como os micromomentos e fazem parte da jornada de compra do consumidor.

É o que isso tem a ver com as palavras-chave?

Entender o que são esses micromomentos nos ajuda também a entender em que fase de compra o consumidor está e o que ele busca.

Dessa forma, podemos definir melhor nosso conteúdo e nossas palavras-chave em nossa estratégia de marketing.

Imagine, por exemplo, que você quer comprar um celular novo, mas não tem ideia da marca. Não vai comprar o primeiro que aparecer na sua frente, certo? Provavelmente, não.

Se ainda não definiu o modelo, certamente, vai iniciar sua pesquisa pelas marcas. 

Mas se já escolheu ou tem uma marca favorita, vai começar a buscar pelos modelos com base na sua necessidade. Só quando achar um modelo ideal é que vai fazer a pesquisa de preços.

Conseguiu perceber que cada busca tem uma intenção e objetivos diferentes?

Pois então! Para cada palavra-chave há uma intenção e precisamos tentar descobrir qual é para poder escolher e aplicar, conscientemente, no nosso conteúdo.

Algumas perguntas que vão lhe ajudar a entender a intenção da busca

  • Quem é persona que procura o meu produto?
  • Em qual momento da jornada de compra ela se encontra: buscando informações ou já está pronta para comprar?
  • Quais são as informações relevantes (aqui entram as primeiras ideias de palavra-chaves) que ela procura no serviço ou produto?
  • Qual é o nível de conhecimento dessa pessoa com relação ao meu produto ou serviço? 

Como iniciar a sua pesquisa e seleção de palavras-chave

Crie sua persona

O primeiro passo é traçar o perfil do seu consumidor e criar a sua persona — lembrando que persona é diferente de público-alvo. 

Criar uma persona nos possibilita imaginar como aquele consumidor seria e nos colocar mais fácil no lugar dele para entender como ele pensa. 

Até mesmo o jeito que a persona fala é importante, pois pode interferir no resultado da sua lista final de palavras-chave. 

Lembre-se: estamos em um país onde diversas regiões tem palavras diferentes para definir uma mesma coisa. Por exemplo, aí na sua região é bolacha ou biscoito?

Pense como o seu consumidor

Faça uma lista completa de todos os serviços/produtos que sua empresa oferece e suas variações. 

Em seguida, pense em como o seu cliente pesquisará no Google para encontrar essas soluções.

Veja este exemplo:

Um dos serviços principais da Alphabrand é a criação de sites

Nossos clientes costumam pesquisar por: criação de sites, sites profissionais, criação de sites em WordPress, criação de blogs, empresa de sites, desenvolvedor de sites etc. 

Anote tudo o que vier na sua mente na etapa de elaboração dessa lista.

Quanto mais variações conseguir, melhor será para fazer a avaliação nos passos seguintes.

Pesquise seus concorrentes em busca de novas palavras-chave

É possível fazer uma engenharia reversa e ver pelo domínio dos seus principais concorrentes quais as palavras-chave que trazem tráfego orgânico atualmente para ele. Dessa forma, você pode enriquecer um pouco mais a sua lista.

Para isso, basta digitar uma das palavras-chave da sua lista no Google, ver os primeiros resultados da busca, que aparecem logo após os anúncios, e anotar o domínio.

Depois, vamos utilizar uma das ferramentas que separei ao final deste artigo para extrair as palavras-chave que atualmente trazem visitantes para o site do concorrente.

Palavras-chave locais

As palavras-chave de locais, em geral, têm menor volume de pesquisa e podem ser mais fáceis de posicionar. Para isso, você pode adicionar o nome da sua cidade ou bairro às palavras-chave. 

Quando você otimiza para esse tipo de palavra-chave, o Google vai considerar o local onde está sendo feito a busca para exibir os resultados.

Para essa estratégia funcionar, é preciso também avaliar o volume de pesquisa e verificar se há busca pelo termo que deseja usar em sua estratégia.

Usando o Google para obter mais insights para sua lista de palavras-chave

A terceira dica para enriquecer a sua lista de termos e palavra-chaves é usar o próprio Google. Pasmem!

Quando você começa a fazer uma pesquisa nessa plataforma ela já sugere algumas alternativas de termos para completar o que está sendo pesquisado.

É uma forma que o Google encontrou de facilitar a busca para os usuários, fazendo essa sugestão relacionando os termos mais pesquisados.

Comentários e fóruns

Outra excelente fonte para obter ideias de palavras-chave é pesquisando o que as pessoas estão falando em locais como comentários de blogs, YouTube e fóruns.

Além de obter excelentes sugestões de termos de busca, você também poderá ter insights para temas sobre os quais poderá escrever. Afinal, o que o Google procura em uma página é a resposta à dúvida do usuário.

Uma excelente fonte para esse tipo de pesquisa é o site Quora, feito exatamente para isso. Lá, as pessoas estão perguntando sobre os temas mais diversos. Tente realizar uma busca sobre temas do seu nicho lá.

Exemplo de pesquisa no site Quora. Como as pessoas perguntam sobre seu serviço?
Exemplo de pesquisa no site Quora. Como as pessoas perguntam sobre seu serviço?

Ferramentas para pesquisa de palavras-chave

O objetivo dessa série é oferecer recursos para que pequenos, médios empresários e empreendedores possam aplicar as técnicas de SEO para melhorar a divulgação dos seus negócios. 

Quando falamos em ferramentas, chegamos a um território um pouco complicado, pois, a maior parte das disponíveis no mercado são caras e estão em inglês ou outro idioma. Acredite ou não, 95% da população brasileira não fala inglês.

Por isso, minha meta ao criar este conteúdo é torná-lo acessível a todos, buscando recursos e ferramentas gratuitas, ou que ao menos tenham um bom custo-benefício.

Você pode pesquisar no Google sobre o SEMRush e Ahrefs que são ótimas ferramentas para pesquisa de palavras-chave, mas se o seu orçamento for baixo, recomendo iniciar pelas sugestões a seguir.

Obs: mais abaixo você pode conferir um vídeo que gravei mostrando uma visão geral dessas ferramentas.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner faz parte do Google Ads (antigo Google Adwords), a ferramenta de anúncios do Google. 

Você pode criar uma conta gratuitamente e utilizar a ferramenta para pesquisar os termos e volume de busca de cada uma delas, sem precisar investir nem um centavo!

Google Search Console

Se você já conectou o seu site ao Google Search Console, também poderá utilizar essa ferramenta para obter mais insights de palavras-chave. 

Na guia Desempenho, o Google Search Console listará todas as palavras-chave que já trazem algum tráfego para as suas páginas. Melhorar a posição de uma palavra-chave que já está ranqueada pode ser uma boa alternativa para sua estratégia.

Porém, essa técnica só vai funcionar se você já tem um site há algum tempo e com algum conteúdo já publicado.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta adquirida pela empresa do Neil Patel, um empresário que é referência em SEO. 

Através dessa ferramenta é possível buscar palavras-chave relacionadas e até mesmo fazer uma busca reversa, usando o domínio do seu concorrente. 

Keyword Tool

Para finalizar temos o Keyword Tool, uma ótima ferramenta para pesquisa de palavras-chave. 

Basta acessar o site, digitar um termo para iniciar a pesquisa e você terá acesso a uma lista de palavras-chave relacionadas ao tema.

Na versão gratuita o site limite a busca diária, além de esconder o volume de pesquisa dos termos listados. Ainda sim, é uma ótima fonte para expandir a sua lista e de inspiração para novos temas.

Defina o tipo de conteúdo e onde serão postados

Se passou pelos passos acima, agora você já deve ter uma boa lista com termos relacionados ao seu negócio. 

Antes de avaliarmos quais são os melhores, precisamos separar em duas categorias: conteúdos informacionais e conteúdos comerciais.

Conteúdos Informacionais 

Os blogs posts são conteúdos que visam atrair o público para o seu site, por meio da curiosidade ou informação sobre determinado assunto. 

Lembra do que falamos no início do artigo? Nem todo cliente está preparado para a compra! 

Por isso, o objetivo desse tipo de conteúdo não é vender diretamente, mas, sim, atrair o público e gerar autoridade para o seu site.

Com o tempo, você vai perceber que a melhor estratégia de vendas é não falar diretamente sobre o seu produto. 

Conteúdos Comerciais

Esses sim são os conteúdos produzidos para falar mais sobre o seu produto. Assim, esses conteúdos devem ser publicado nas páginas fixas do seu site, ou em landing pages.

Quando você atrai um cliente utilizando um conteúdo que explique a sua dúvida, é mais fácil fazê-lo chegar até o seu produto/serviço.

Por isso, é necessário fazer todo esse processo de pesquisa, pois nem sempre o que imaginamos é como o cliente está buscando.

Avaliando as palavra-chaves

Agora que sabemos como pesquisar as palavras-chave e onde serão utilizadas, fica mais fácil fazer uma seleção. 

A regra é simples: quanto maior o volume de pesquisa e mais genérica for a palavra-chave, mais concorrida e difícil será posicioná-la.

O termo “SEO”, por exemplo, tem cerca de 33 mil buscas mensais, enquanto o termo “Otimização de Sites SEO” tem apenas 110 buscas no mesmo período.

Exemplo de busca de palavra-chave feita através do Ubersuggest
Exemplo de busca de palavra-chave feita através do Ubersuggest

Esse tipo de palavra-chave composta por três ou mais palavras é chamada de Long Tail, ou Cauda Longa. Se o seu site for recém-lançado, a sugestão é começar seu conteúdo utilizando nesse tipo de palavra-chave.

O foco deve ser em um termo principal, mas você pode — e deve — utilizar outros termos relacionados e suas variações da palavra-chave principal.

É importante ter em mente que, além do termo principal, o Google também posicionará o seu site para outras palavras utilizadas dentro do seu conteúdo.

Esses termos devem ser utilizados estrategicamente dentro de página do seu site — falaremos sobre esse assunto do próximo artigo, onde abordaremos a Otimização On-Page.

Se ficou alguma dúvida, ou se você já testou outras ferramentas e quiser compartilhar com todos que acessam este blog, é só deixar seu comentário abaixo!

Tags:,



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − quatro =