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Pesquisa paga ou orgânica: qual escolher para o seu negócio?


Por Alphabrand em 15 de fevereiro de 2018

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Entre as muitas opções para divulgar seu negócio na internet os sites de buscas, definitivamente, são destaques.

Para que o público encontra a usa empresa através dessas ferramentas, esses sites usam tanto a pesquisa paga quanto a orgânica. Mas você sabe a diferença entre elas?

Neste artigo, vamos mostrar as principais características de cada uma e indicar qual é a melhor para divulgar o seu negócio no mundo virtual. Acompanhe e fique por dentro de tudo!

O que é a pesquisa paga?

Quando uma pessoa faz uma pesquisa, o Google mostra alguns anúncios em cada página de resultado. Geralmente, os 4 primeiros resultados são de empresas que pagaram para aparecerem nesse local.

Busca Paga

Quando você faz uma campanha patrocinada através do Google Ads, seu anúncio aparece imediatamente para quem está buscando por assuntos relacionados as palavras-chave que você configurou.

Nas campanhas do Google Ads é possível definir as palavras-chave, selecionar horário em que seu anúncio deve veicular, segmentar o público por regiões, idade e renda familiar, além de muitas outras configurações. Você pode exibir o anúncio da sua empresa nos resultados de pesquisa do Google e também em sites e blogs parceiros, caso selecione a opção Rede de Display.

A vantagem de fazer uma campanha patrocinada é que, dependendo do tipo escolhido, você paga somente quando um usuário clica no anúncio para acessar o seu site. Mas é preciso selecionar muito bem as palavras-chave, para que consiga atingir o público certo. Caso contrário, ao final do dia, seu orçamento pode chegar ao limite sem nenhuma conversão.

03 informações importantes que você precisa saber sobre a busca paga

  • a posição da propaganda é determinada pelo Índice de Qualidade do Anúncio, que é um algoritmo do Google que determina a relevância dos anúncios em relação à palavra-chave digitada no campo de pesquisa;
  • os valores por clique variam conforme a concorrência da palavra-chave;
  • você pode definir palavras-chave negativas para evitar que o anúncio apareça em determinada pesquisa.

O que determina o índice de qualidade de um anúncio

Alguns dos fatores que podem determinar o índice de qualidade são: o texto e a página de destino. A mensagem do anúncio precisa ser clara e objetiva, e estar diretamente relacionada à página para a qual será direcionada a pessoa realizou a busca.

Se sua página não gerar interesse no usuário e ele sair sem fazer nenhuma interação com seu site, o Google entende que aquele resultado não é relevante, e dará preferência a outros anúncios do mesmo segmento, que passarão a aparecer no topo da pesquisa.

Metas e Conversões

Ao iniciar campanhas no Google Ads você consegue visualizar todas as informações dos visitantes que estão chegando no seu site. Você também pode determinar uma meta, por exemplo, o preenchimento e envio de um formulário em seu site e, dessa forma, descobrir exatamente quanto está custando cada novo contato vindo de suas campanhas.

O segredo aqui é utilizar essas metas para otimizar o seu orçamento. Se perceber que o anúncio teve muitas visualizações e poucos cliques, provavelmente precisará fazer ajustes no conjunto de anúncios. Experimente trocar as frases, mudar a mensagem e deixar mais claro as vantagens do seu produto ou serviço.

Por outro lado, se perceber que está tendo muitos cliques e visitas no site, mas pouco retorno com relação à meta estipulada, pode ser que seu site ou página de destino precise de ajuste.

Nunca direcione seu visitante para a página inicial do site. Disponibilize uma página específica para o produto ou serviço que deseja divulgar. Dessa maneira será mais fácil realizar ajustes, testar e quantificar alterações na página.

O que é a pesquisa orgânica?

A pesquisa orgânica, ou busca natural, é uma pesquisa que não sofre influência de propagandas pagas para aparecer na página de resultados do Google, e aparece logo após os anúncios pagos.

Busca Orgânica

Em geral, os sites dessa primeira página de resultados do Google são os que recebem maior número de visitas e, teoricamente, não precisam pagar para estarem lá. Por isso, toda empresa almeja conquistar uma posição no top 10 dos resultados, o que torna um processo concorrido e trabalhoso de se executar.

O Google tenta fornecer os resultados que mais se aproximam da intenção digitada do termo de pesquisa. Os fatores que fazem um site alcançar posições mais altas não são divulgados publicamente pelo Google. Para melhorar o posicionamento do seu site e, conquistar a tão sonhada primeira página do Google, é necessário otimizá-lo através das técnicas de SEO. Os resultados dessas ações costuma vir a longo prazo.

Campanha patrocinada ou otimização de site. Qual escolher?

O ideal é utilizar as duas estratégias em conjunto.

Com a pesquisa paga você tem um retorno mais rápido, pois seu anúncio poderá aparecer no topo de página para quem está procurando o seu produto ou serviço. Além disso, através dos resultados das campanhas, você obtém mais insights para melhorar o seu site.

A pesquisa orgânica também é muito importante. Uma vez o seu site pode demorar para atingir uma boa posição no ranking do buscador, é preciso se antecipar e otimizá-lo, para que no futuro ele comece a aparecer em uma boa posição nos resultados da pesquisa orgânica.

Além disso, um site bem posicionado na primeira página do Google ajuda a diminuir gastos com publicidade paga, gerando mais confiança para as pessoas que acessam o site da sua empresa.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como o Google posiciona seu site e seus anúncios, fica claro que ambas, a pesquisa paga ou orgânica, são essenciais para a divulgação da sua empresa e, lógico, para o aumento das suas vendas. Por isso, que tal começar sua estratégia hoje mesmo?

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