Serpfox: monitore o posicionamento do seu site no Google - Alphabrand
Como fazer o monitoramento de palavras-chave
Por Alphabrand em 4 de março de 2019 | Marketing Digital

Serpfox: monitore o posicionamento do seu site no Google

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Uma coisa é certa: estar nas primeiras posições do Google pode render até 34% mais visitas para o seu site, e isso impacta diretamente no sucesso online do seu negócio.

Uma parte importante do trabalho de Otimização de Sites — SEO —  é fazer o acompanhamento e analisar o resultado de cada ação realizada.

Depois de encontrar as palavras-chave mais valiosas para o seu negócio, é preciso otimizar e monitorá-las. Uma das maneiras de fazer isso é através do Serpfox. Leia até o final  e descubra como.

Quanto vale estar na primeira página do Google?

O posicionamento — ou ranking — é a localização do site da sua empresa nos resultados das ferramentas de busca, também conhecidas como SERP (Search Engine Results Page).

Cada vez que alguém digita uma palavra ou termo no Google, por exemplo, ele vai exibir uma lista de possíveis resultados. Atualmente, em cada página, as 4 primeiras posições são para links patrocinados e, logo abaixo, são apresentados mais 10 resultados de busca orgânica.

Vale lembrar que, segundo as estatísticas do Hubspot, 75% dos usuários nunca vão passar da primeira página de pesquisa! Ou seja, o site da sua empresa PRECISA estar nela para ser encontrado.

Descubra neste artigo como monitorar as palavras-chave de suas campanhas e acompanhar evolução do posicionamento no Google. Bora lá?

Descubra as palavras-chave mais relevantes

O primeiro passo é descobrir quais as palavras-chave relevantes para o seu negócio, e se elas possuem um volume de busca considerável. Afinal, de nada adianta estar bem posicionado em uma palavra-chave que não tem busca, concorda?

É possível descobrir isso através de ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google Ads ou pelo Ubbersugest.

Depois que listar as palavras-chave e seus respectivos volumes, você já pode pesquisar no Google e descobrir em qual posicionamento seu site se encontra. Isso pode ser feito manualmente ou através softwares que automatizam essa tarefa. Dessa forma você economiza tempo e, de quebra, mantém um histórico do posicionamento.

Serpfox e outras ferramentas para acompanhar a evolução do posicionamento do seu site

Existem diversas ferramentas que você pode utilizar para fazer o acompanhamento automático do seu posicionamento, porém a maioria foi desenvolvida para especialistas em otimização de sites, são mais complexas e um custo alto.

Uma ferramenta que sempre indicamos, com um preço bastante acessível, é o SerpFox.

O Serpfox possui um plano gratuito em que você pode acompanhar até 10 palavras-chave, incluindo todas as funcionalidades da ferramenta. Caso precise acompanhar mais que isso, pode optar por outros planos disponíveis a partir de $10 mensais.

Prós e contras do Serpfox

Contras

  • Poucos motores de buscas: atualmente você pode acompanhar os resultados de busca no Google e no Bing;
  • Poucas funcionalidades: o Serpfox foi desenvolvido com foco no pequeno negócio, por isso, suas funcionalidades são bem básicas;
  • Estimativa de volume: a estimativa de volume tem um tempo mais longo para atualização. Por isso, aconselhamos utilizar as
  • ferramentas do Google Ads e Ubersuggest para descobrir o volume real de buscas.

Prós

  • Rastreamento local: você pode rastrear a palavra-chave conforme a localização. Ideal para quem tem uma loja física;
  • Histórico de dados: ajuda a acompanhar a evolução do posicionamento das palavras-chave;
  • Atualização diária: a atualização do posicionamento é feita a cada 24 horas;
  • Plano gratuito: para rastrear até 10 palavras-chave de forma gratuita.
  • Relatórios automáticos: você pode configurar o envio automático de relatórios semanais para receber no seu e-mail.

Independentemente da ferramenta que escolha utilizar, acompanhar a evolução do posicionamento é uma das tarefas primordiais para empresas que estão buscando aumentar o tráfego orgânico.

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