VOCÊ SABE O QUE SÃO
GATILHOS MENTAIS?
Os gatilhos mentais consistem em estímulos que o cérebro humano recebe por meio de mensagens, sejam elas em conteúdos visuais, audíveis ou textuais, que influenciam no poder de decisão.
Existem inúmeros gatilhos mentais disponíveis, além disso, cada pessoa é acionada de maneira diferente por cada um deles.
Os GATILHOS MENTAIS mais utilizados no marketing são:
ESCASSEZ
RECIPROCIDADE
PROVA SOCIAL
PERDA OU URGÊNCIA
ANTECIPAÇÃO E NOVIDADE
ESCASSEZ
As pessoas tendem a dar mais importância para coisas que perderam ou estão prestes a perder. Ele pode ser de tempo, oferta ou bônus ou limitação de vagas, por exemplo.
RECIPROCIDADE
A reciprocidade é sentida quando alguém nos dá algo, sem esperar nada em troca. No entanto, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
PROVA SOCIAL
Desperta a necessidade de pertencer a algum grupo, ou seja, fazer parte de algo, ser aceito e criar uma identidade.
PERDA OU URGÊNCIA
Essa técnica baseia-se na atitude básica de tirar algo de alguém, ativando o sentimento de perda. Um exemplo disso é quando uma loja anuncia os últimos produtos do estoque, depois não há mais previsão de retorno desse item.
ANTECIPAÇÃO E NOVIDADE
Todos adoram uma novidade, como o lançamento de um novo produto no mercado, a criação de um novo aplicativo de serviços, itens exclusivos e serviços únicos. Desse modo, é possível ativar a sensação de surpresa e ansiedade dos clientes, ao anunciar um artigo como novo.
Você já conhecia estes gatilhos mentais e já usava em suas comunicações?
Encontre mais conteúdos como este em nosso blog