VOCÊ SABE O QUE SÃO

GATILHOS MENTAIS?

Os gatilhos mentais consistem em estímulos que o cérebro humano recebe por meio de mensagens, sejam elas em conteúdos visuais, audíveis ou textuais, que influenciam no poder de decisão.

Existem inúmeros gatilhos mentais disponíveis, além disso, cada pessoa é acionada de maneira diferente por cada um deles.

Os GATILHOS MENTAIS mais utilizados no marketing são:

ESCASSEZ

RECIPROCIDADE

PROVA SOCIAL

PERDA OU URGÊNCIA

ANTECIPAÇÃO E NOVIDADE

ESCASSEZ

As pessoas tendem a dar mais importância para coisas que perderam ou estão prestes a perder. Ele pode ser de tempo, oferta ou bônus ou limitação de vagas, por exemplo.

RECIPROCIDADE

A reciprocidade é sentida quando alguém nos dá algo, sem esperar nada em troca. No entanto, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.

PROVA SOCIAL

Desperta a necessidade de pertencer a algum grupo, ou seja, fazer parte de algo, ser aceito e criar uma identidade.

PERDA OU URGÊNCIA

Essa técnica baseia-se na atitude básica de tirar algo de alguém, ativando o sentimento de perda. Um exemplo disso é quando uma loja anuncia os últimos produtos do estoque, depois não há mais previsão de retorno desse item.

ANTECIPAÇÃO E NOVIDADE

Todos adoram uma novidade, como o lançamento de um novo produto no mercado, a criação de um novo aplicativo de serviços, itens exclusivos e serviços únicos. Desse modo, é possível ativar a sensação de surpresa e ansiedade dos clientes, ao anunciar um artigo como novo.

Você já conhecia estes gatilhos mentais e já usava em suas comunicações?

Encontre mais conteúdos como este em nosso blog