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Datas comemorativas 2023: como usá-las para vender mais


Por Alphabrand em 27 de abril de 2023

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Se tomarmos como base o velho clichê que “o ano só começa depois do Carnaval”, então você ainda tem tempo para fazer o seu planejamento de marketing 2019, certo?

Por conta disso, que tal aproveitar as datas comemorativas que estão por vir para dar um up nas vendas da sua empresa?

Esses dias mais marcantes são ótimas oportunidades para fortalecer a sua marca, aumentar o vínculo com seus clientes e melhorar as vendas sazonais.

Vem com a gente e aprenda mais essa nova maneira de divulgar seus produtos e serviços e, lógico, lucrar muito!

Porque Usar As Datas Comemorativas A Favor Da Sua Marca

Dependendo do segmento da sua empresa, você já deve estar acostumado a realizar promoções nas principais datas comemorativas, tais como o dia das mães, dia dos pais, dia dos namorados, entre outras.

Mas há dezenas de outras datas que podem — e devem — ser utilizadas para fortalecer a sua marca na mente dos consumidores.

Sabia que existe o dia da pizza, dia do hambúrguer, dia do cliente e várias outras datas curiosas ou que comemoram alguma profissão que você pode utilizar a favor da sua empresa?

A vantagem de fazer algum lançamento, promoção, ou até mesmo um simples post nesses dias é que o público, de maneira geral, está mais engajado em realizar pesquisas via internet, especialmente, quando essas datas remetem à troca de presentes.

Assim, se pensarmos que as pessoas estarão mais atentas às oportunidades, novidades e promoções, somando ao fato que as plataformas de pesquisa web — tal como o Google — são o principal meio utilizado para chegar a isso, a sua empresa precisa estar lá!

Mesmo que a data em questão não tenha relação direta com o que você trabalha, vale fazer um post nas redes sociais para se fazer presente. Essa é uma forma de mostrar para o seu público que sua marca está ativa — e antenada — em todas as ocasiões, e não apenas com foco em vender, vender e vender.

Como Usar Essas Datas Na Sua Estratégia

Com dito anteriormente, nem todas as datas são para o seu negócio. Porém, mesmo assim, dá para tirar proveito das mais interessantes e sugestivas, e investir mais esforços naquelas que têm a ver com a sua empresa.

Veja todos os passos para tirar o melhor dessa estratégia.

  1. Monte uma lista com todas as datas
    Comece montando uma lista ou uma planilha com todas as datas comemorativas existentes. Neste calendário você tem acesso a todas as de 2019, desde as mais conhecidas, até as mais inusitadas, como o dia do adulto ou da ressaca.Quer uma dica poderosíssima log agora no início? Você pode usar o Google Calendar para lhe ajudar a lembrar de todas essas datas comemorativas, já que ele avisa sempre que você tem um novo evento.Acrescente a essa lista também momentos interessantes, tais como premiações (o Oscar é um excelente tema para ser trabalhado), eventos esportivos importantes, finais de novela, entre outros.Use a imaginação e crie posts incríveis para a sua marca. Com toda certeza, eles atrairão a atenção do público, com grandes possibilidades de serem amplamente compartilhados se bem desenvolvidos.
  2. Tenha um objetivo
    Agora que você já tem todas as datas em mãos, dá para identificar aquelas que têm a ver com a sua empresa e trabalhá-las mais pontualmente. Mas também é preciso que se tenha um objetivo. Afinal, postar por postar não trará o retorno que você espera.As datas que não têm relação direta com sua empresa, possivelmente, terão como objetivo o engajamento do público e a divulgação da marca. Já as relacionadas, podem ser trabalhadas para aumentar as vendas.
  3. Planeje sua estratégia
    Tudo pronto? Hora de colocar a mão na massa! Não, espera….estamos quase lá!Para aproveitar todo o potencial das datas comemorativas é importantíssimo se programar com o mínimo de antecedência. Nada de fazer um post correndo apenas no dia, hein!Dependendo da campanha que pretenda realizar, reserve de 30 a 60 dias para cuidar de todos os detalhes. Assim, você consegue prever riscos e garantir as melhores soluções para divulgação da sua marca.Com a avaliação das datas mais importantes que você fez anteriormente, separe seu planejamento da seguinte forma:

    • Branding: datas para fortalecer a imagem da empresa
      Essas são as datas em que a empresa pode fazer alguma menção, apoiando ou celebrando uma causa, e que não necessariamente precise envolver uma promoção ou dar descontos.Dessa maneira, você reforça a imagem da marca na cabeça dos seus consumidores, que poderão lembrar-se de você da próxima vez que precisar de um produto ou serviço com o que oferece.
    • Vendas: datas para ações comerciais
      Algumas datas comemorativas são mais importantes para o comércio e não devem ficar de fora, pois o seu concorrente, provavelmente, fará alguma ação nesse período.Como o mercado investe agressivamente nessas datas, a dica aqui é ir além do desconto e ser criativo para chamar atenção. A melhor maneira de conseguir isso é unindo seus produtos ou serviços ao dia que está sendo comemorado, ou seja, sua meta ao momento.
      Quer um exemplo? Vamos supor que você tenha um pet shop, pode aproveitar o dia do gato (17 de fevereiro) e o dia do cachorro (4 de outubro) para fazer promoções incríveis, começando com os posts já na semana da comemoração.
      Pense no quanto isso atrai a atenção do seu público começando, inclusive, pelo fato que muitos nem sabem que datas comemorativas como essas existem. Ou seja, sua empresa já sairá na frente!
  4. Defina suas peças
    Agora sim, é hora de começar a produção. Com tudo bem alinhado, você já pode definir e desenvolver quais peças farão parte da sua campanha.
    Para isso, você pode ir desde posts nas redes sociais — o Canva é a ferramenta perfeita para fazer isso, além de ser online e oferecer a opção gratuita — até conteúdos para blogs ou peças offline, como flyers etc

Ah, e duas dicas importantes:

  • garanta que seu site esteja responsivo, as pessoas tendem a desistir de páginas que demoram para abrir;
  • saia do óbvio, isso dá para a sua empresa mais chances de se destacar entre tantos concorrentes.

5. Utilize CTAs
CTA, ou Call to Action, é uma chamada para a ação. É aquilo que você quer que seu público faça após receber a sua mensagem.

Especialmente nas campanhas que visam conversão — ou seja — vendas, o CTA é uma ferramenta essencial. Através dele você pode, entre outras ações:

    • pedir para o cliente entrar em contato;
    • sugerir que ele compartilhe seu conteúdo nas redes sociais;
    • convidar para visitar o seu site;
    • baixar algum material rico.

Com o CTA, as possibilidades de aumentar as vendas se tornam muito maiores.

Como Divulgar Suas Campanhas

Existem inúmeras formas de divulgar suas campanhas de datas comemorativas. Se tiver um ponto de venda, por exemplo, você pode prepará-lo com banners ou cartazes. Já para os meios digitais, pode usar canais como:

  • e-mail marketing;
  • sms;
  • redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Youtube etc;
  • blogs;
  • banner no seu site; entre outros.

O que fazer depois

Mas como toda boa estratégia, depois que ela for lançada é preciso analisar o resultado de todo o seu esforço. Para isso, mensure os resultados. Por exemplo, veja quais ações trouxeram mais resultados ou qual canal teve maior engajamento do público.

Com esses números você pode ajustar o que for necessário para que as próximas datas comemorativas sejam ainda mais proveitosas

Datas Importantes Para Qualquer Negócio

Agora que você já sabe a importância de utilizar essas datas a favor do seu negócio, e como trabalhar para isso, veja algumas que estão se tornando bem importantes e que podem ser utilizadas em estratégias para diversos segmentos. Olhe só!

  • Férias de Julho
    Em julho as famílias se preparam para as férias. Nessa data, também é possível fazer ações de relacionamento que envolvam viagem, cuidados com as crianças, atividades extras, cuidados com veículos, atenção às leis de trânsito, cuidados com a saúde, entre outros.
  • Estações do Ano
    Não é só para moda que a mudança de estação é importante. Qualquer comércio pode se beneficiar das estações e aproveitar o ‘gancho’ para fazer alguma promoção sazonal, seja vender um chocolate quente delicioso no inverno, seja um bronzeador para pegar aquela cor do verão!
  • Black Friday
    A Black Friday é conhecida mundialmente como uma ação promocional que oferece grandes descontos em diversos produtos de várias lojas do comércio.É comemorada após o dia de Ação de Graças, feriado popular nos Estados Unidos. No Brasil, tem sido uma das datas cada vez mais esperadas para compra de produtos, principalmente eletrônicos.

E mesmo que esse não seja seu ramo de atuação, dá para tirar inúmeras vantagens desse momento.

  • Halloween
    Apesar de ser uma data mais celebrada nos Estados Unidos, Canadá e outros países, o Halloween vem ganhando força no Brasil e tem se tornado também uma excelente fase para atrair novos clientes. Basta usar a criatividade!
  • Outubro Rosa e Novembro Azul
    Duas datas que visam a saúde, mas que também estão sendo bem aproveitadas para engajamento e apoio das marcas.
    O Outubro Rosa e Novembro Azul são datas para conscientização sobre o Câncer de Mama e Câncer de Próstata, respectivamente. O mercado se veste com as cores das campanhas para apoiar a causa e levar a mensagem para os clientes.É uma data importante para todas as empresas, sobretudo por mostrar que se importam com a saúde e bem-estar de seus consumidores.Profissões
    Há um dia específico para cada profissão. Se você tiver um bom cadastro de clientes, faça uma segmentação e separe-os em grupos específicos para promover ações baseadas na datas comemorativas de cada uma delas.

Principais Datas Comemorativas Comerciais

Nestas datas, todo o comércio está mobilizado e focado em aumentar as vendas. Se prepare também e não esqueça de ser criativo!

  • Dia da Mulher;
  • Páscoa;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Dia das Crianças;
  • Natal.

Ao utilizar as datas comemorativas para fazer campanhas com objetivo de fortalecer a marca (branding) da sua empresa, lembre-se de ser sempre o mais informativo possível.

Se for uma agência de viagens, por exemplo, pode utilizar os feriados prolongados e enviar dicas de destinos para os clientes. Se for uma drogaria, pode utilizar datas específicas desse setor para divulgar cuidados sobre saúde e bem-estar.

As pessoas, de modo geral, são mais propensas a ler e compartilhar mensagens que tenham um grau maior de utilidade e informação.

Ah! Lembre-se de divulgar seus produtos e promoções com antecedência: a promoção não precisa ser somente no dia! Dependendo do assunto a ser celebrado, pode-se fazer promoções de uma semana ou até mesmo durante o todo o mês.

As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para alavancar os seus negócios. E não tenha medo da concorrência, sendo criativo, as chances de conseguir ótimos resultados são ainda maiores. Por isso, compartilhe este post nas suas redes sociais agora mesmo!

Confira também nosso guia completo sobre datas comemorativas

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