Home Blog / Redes Sociais / Web Story: um guia para entender esse recurso do Google

Web Story: um guia para entender esse recurso do Google


Por Alphabrand em 29 de agosto de 2020

Tags:,


Desde o início da internet, as histórias têm sido um dos principais formatos de conteúdo para os internautas. A web sempre foi rica em histórias, e ela só ficou mais interessante com o tempo. Com a popularidade do celular, as pessoas passaram a consumir cada vez mais conteúdo online em formato de história.

E é por isso que o Google decidiu lançar o Web Story: um recurso que permite que qualquer um crie uma história na web de forma simples e intuitiva. Neste artigo, vamos mostrar como funciona esse recurso do Google e como você pode usá-lo para contar suas próprias histórias na web.

O que é Web Story

Uma web story é um recurso do Google que permite aos usuários criar e compartilhar histórias interativas na web. As histórias são compostas por uma sequência de quadros que podem conter texto, imagens e vídeos. Os usuários podem navegar pelas histórias usando o mouse ou o dedo, e as histórias se adaptam automaticamente às telas de dispositivos móveis.

As histórias da web são extremamente visuais e atraentes, o que as torna perfeitas para capturar a atenção do público. Além disso, elas são fáceis de criar e podem ser compartilhadas facilmente nas redes sociais. Por tudo isso, as histórias da web são uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet. Se você ainda não usa esse recurso, é hora de começar!

Como criar uma web story em seu site?

As web stories são uma ótima maneira de contar histórias e compartilhar experiências na web. Elas são compostas por uma sequência de imagens e vídeos que se auto-reproduzem, geralmente acompanhados de texto e/ou áudio.

Para iniciar seu Web Story, você pode cadastrar-se em um dos serviços recomendado pelo Google ou baixar o plugin oficial para WordPress.

Depois de instalar o plugin, você tem acesso a um editor, bem intuitivo, dentro do painel do WordPress e pode começar a criar suas próprias histórias.

Painel do Google WebStories Instalado no WordPress
Painel do Google Web Stories instalado no WordPress

No aplicativo é possível criar histórias com texto, imagens vídeos e links.

Caso sua história esteja de acordo com os critérios estabelecidos pelo Google, ela poderá aparecer na exibição na Pesquisa, Imagens, Discover e no Google app. Cada história criada dentro do plugin para WordPress irá gerar um link, que você também poderá divulgar em suas redes sociais ou criar uma página no seu site para exibi-los.

Você também pode encontrar muitos exemplos de web stories online, para se inspirar.

Para criar uma web story, comece escolhendo um tema e uma estrutura para sua história. Em seguida, adicione imagens e vídeos para ilustrar sua história. Por fim, grave ou escreva o texto que acompanhará sua história. Assim como qualquer outro tipo de conteúdo online, as web stories precisam ser bem planejadas e executadas para funcionarem bem. Se você seguir as dicas deste guia, você terá mais chances de criar uma história envolvente e cativante!

Como instalar o plugin no WordPress

  1. Acesse o site oficial do Plugin para baixá-lo.
  2. No seu painel do WordPress acesse Plugins > Adicionar Novo.
  3. Clique em Upload no topo da tela.
  4. Selecione o arquivo .zip que baixou anteriormente.
  5. Clique em Instalar Agora.
  6. Quando a instalação estiver completa, basta ativá-lo.

Porque você deve começar a utilizar o web story ainda hoje

Uma web story é uma história que é contada através de uma série de imagens e textos interativos. 

As web stories são perfeitas para contar histórias envolventes e cativantes, como um romance, um mistério ou uma aventura. Elas também são ótimas para ensinar sobre determinados tópicos, como os planetas do nosso sistema solar.

O objetivo de uma web story é fornecer uma experiência imersiva e envolvente para o leitor. Elas permitem que você explore diferentes cenários e personagens, além de aprender sobre novos conceitos de forma divertida e interativa.

Algumas dicas importantes sobre o web story

Para aumentar suas chances de fazer suas histórias aparecerem na rede de pesquisa, o Google dá algumas dicas importantes:

  1. Elas não podem ser totalmente comerciais
  2. Deve ter entre 5 e 30 páginas
  3. Utilizar títulos curtos, com até 40 caracteres
  4. Utilizar até 200 palavras de texto por página
  5. Se utilizar vídeo, a recomendação é que tenha até 15 segundos

Utilizar o Web Story pode ser mais um recurso para fazer os usuários conhecerem a sua marca. Que tal começar a criar seus Web Storiers hoje?

No link abaixo, colocamos alguns exemplos de Web Stories para inspirar na sua criação! Confira!

Web Stories Folha de São Paulo
https://www1.folha.uol.com.br/webstories/cotidiano/2020/06/como-se-proteger-do-tempo-seco/

Web Stories Metrópolis
https://www.metropoles.com/webstories/7-otimos-filmes-sobre-viagem-no-tempo

Tags:,