Desde o início da internet, as histórias têm sido um dos principais formatos de conteúdo para os internautas. A web sempre foi rica em histórias, e ela só ficou mais interessante com o tempo. Com a popularidade do celular, as pessoas passaram a consumir cada vez mais conteúdo online em formato de história.
E é por isso que o Google decidiu lançar o Web Story: um recurso que permite que qualquer um crie uma história na web de forma simples e intuitiva. Neste artigo, vamos mostrar como funciona esse recurso do Google e como você pode usá-lo para contar suas próprias histórias na web.
Uma web story é um recurso do Google que permite aos usuários criar e compartilhar histórias interativas na web. As histórias são compostas por uma sequência de quadros que podem conter texto, imagens e vídeos. Os usuários podem navegar pelas histórias usando o mouse ou o dedo, e as histórias se adaptam automaticamente às telas de dispositivos móveis.
As histórias da web são extremamente visuais e atraentes, o que as torna perfeitas para capturar a atenção do público. Além disso, elas são fáceis de criar e podem ser compartilhadas facilmente nas redes sociais. Por tudo isso, as histórias da web são uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade da sua empresa na internet. Se você ainda não usa esse recurso, é hora de começar!
Como criar uma web story em seu site?
As web stories são uma ótima maneira de contar histórias e compartilhar experiências na web. Elas são compostas por uma sequência de imagens e vídeos que se auto-reproduzem, geralmente acompanhados de texto e/ou áudio.
Para iniciar seu Web Story, você pode cadastrar-se em um dos serviços recomendado pelo Google ou baixar o plugin oficial para WordPress.
Depois de instalar o plugin, você tem acesso a um editor, bem intuitivo, dentro do painel do WordPress e pode começar a criar suas próprias histórias.
No aplicativo é possível criar histórias com texto, imagens vídeos e links.
Caso sua história esteja de acordo com os critérios estabelecidos pelo Google, ela poderá aparecer na exibição na Pesquisa, Imagens, Discover e no Google app. Cada história criada dentro do plugin para WordPress irá gerar um link, que você também poderá divulgar em suas redes sociais ou criar uma página no seu site para exibi-los.
Você também pode encontrar muitos exemplos de web stories online, para se inspirar.
Para criar uma web story, comece escolhendo um tema e uma estrutura para sua história. Em seguida, adicione imagens e vídeos para ilustrar sua história. Por fim, grave ou escreva o texto que acompanhará sua história. Assim como qualquer outro tipo de conteúdo online, as web stories precisam ser bem planejadas e executadas para funcionarem bem. Se você seguir as dicas deste guia, você terá mais chances de criar uma história envolvente e cativante!
No seu painel do WordPress acesse Plugins > Adicionar Novo.
Clique em Upload no topo da tela.
Selecione o arquivo .zip que baixou anteriormente.
Clique em Instalar Agora.
Quando a instalação estiver completa, basta ativá-lo.
Porque você deve começar a utilizar o web story ainda hoje
Uma web story é uma história que é contada através de uma série de imagens e textos interativos.
As web stories são perfeitas para contar histórias envolventes e cativantes, como um romance, um mistério ou uma aventura. Elas também são ótimas para ensinar sobre determinados tópicos, como os planetas do nosso sistema solar.
O objetivo de uma web story é fornecer uma experiência imersiva e envolvente para o leitor. Elas permitem que você explore diferentes cenários e personagens, além de aprender sobre novos conceitos de forma divertida e interativa.
Algumas dicas importantes sobre o web story
Para aumentar suas chances de fazer suas histórias aparecerem na rede de pesquisa, o Google dá algumas dicas importantes:
Elas não podem ser totalmente comerciais
Deve ter entre 5 e 30 páginas
Utilizar títulos curtos, com até 40 caracteres
Utilizar até 200 palavras de texto por página
Se utilizar vídeo, a recomendação é que tenha até 15 segundos
Utilizar o Web Story pode ser mais um recurso para fazer os usuários conhecerem a sua marca. Que tal começar a criar seus Web Storiers hoje?
No link abaixo, colocamos alguns exemplos de Web Stories para inspirar na sua criação! Confira!
O Alphabrand utiliza cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência enquanto visita o nosso website.
Alguns dos cookies são necessários para fornecer funcionalidades essenciais, como sessões de login, e não podem ser desativados.
Outros cookies são coletados para melhorar a performance do nosso website e a sua experiência através de conteúdo personalizado, funcionalidades nas redes sociais e análise de tráfego. Estes cookies podem também incluir cookies de terceiros, os quais podem rastrear o uso do nosso website.
Você pode alterar as configurações de cookies a qualquer momento que julgar necessário, navegando pelas guias no lado esquerdo.
Cookies estritamente necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.
Cookies de Terceiros
Este site usa ferramentas de terceiros, como Google Analytics, Pixels do Facebook, entre outros, para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie ativado nos ajuda a melhorar nosso site.
Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!