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Contágio: Por que as coisas pegam?


Por Alphabrand em 15 de janeiro de 2017

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O que faz uma coisa tão popular a fim de torná-la contagiosa, de maneira que um grande número de pessoas queira compartilhar com os outros? Sorte? Um bom marketing? O produto ou ideia é tão bom que se propaga sozinho?

No Contágio: Porque as coisas pegam?, Jonah Berger dá a “fórmula” que, segundo ele, pode fazer qualquer ideia, comportamento ou produto viralizar. Com histórias e exemplos relevantes ele mostra como um simples fazendeiro virou uma sensação na internet e como um aparelho tão comum como um liquidificador pode conseguiu uma audiência incrível no youtube.

A “fórmula” descrita por Jonah Berger é baseada em 6 princípios, onde ele descreve e detalha em cada um dos capítulos:

MOEDA SOCIAL

Descreve como você pode fazer com que as pessoas desejem seu produto, fazendo do boca-a-boca a melhor forma de marketing, online e offline.

As pessoas gostam de compartilhar por se sentirem mais especiais e parecer bom diante dos outros. Quando compartilhamos algo inteligente, queremos que as pessoas nos achem mais inteligente. Quando compartilhamos algo engraçado, a intenção é que as pessoas nos considerem mais engraçado.

GATILHOS

Algumas ideias ou produtos podem ser acionadas através de gatilhos, como coisas que vemos no dia-a-dia ou coisas que remetem a alguma emoção ou lembrança.

No livro o autor conta como o KitKat conseguiu realizar uma campanha de sucesso relacionando o chocolate a uma coisa que as pessoas fazem todo dia: Tomar café da manhã. E também como uma outra empresa de chocolates se beneficiou do marketing gratuito gerado por um programa de viagem a Marte.

Estude a jornada do seu público alvo, pesquise momentos e coisas que possam se tornar gatilhos para que eles lembrem do seu produto ou serviço.

EMOÇÕES

Algum produtos ou ideias são mais compartilhados quando geram algum tipo de emoção.

No livro, Berger revela estudos sobre artigos do New York times, que concluíram que informações positivas são mais compartilhadas que as negativas.

Ao falar de um produto, por exemplo, tente evocar as emoções que ele poderá causar nas pessoas e não se atenha somente nas informações descritivas sobre o produto.

FREQUÊNCIA

Nós somos mais influenciados por um produto ou ideia se o vemos com frequência. Por isso as lojas imprimem seus logotipos em sacolas.

Podemos alavancar um produto ou ideia quando tornamos público, mais pessoas estão vendo e utilizando. Cuide da sua imagem para que as pessoas sintam prazer em utilizar e exibir a sua marca.

VALOR PRÁTICO

As pessoas sentem prazer em ajudar as outras pessoas, compartilhando coisas que julgam ser relevantes e possam ajudar a outra pessoa, seja trazendo um pouco mais de alegria ou informação.

HISTÓRIAS

Quando as pessoas conversam, independente do assunto, elas também trocam informações de forma espontânea.

O autor faz um paralelo com a história do Cavalo de Tróia, mostrando que as histórias carregam ideias, marcas e informações.

O livro também aborda outros assuntos como Exclusividade, Inovação e Curiosidade, e mostra como estes sentimentos despertam a atenção das pessoas e podem influenciar diretamente no sucesso de qualquer negócio.

É claro que ainda estamos longe de saber exatamente o que torna uma coisa “viral” nos dias atuais, mas o livro é uma fonte de ideias interessantes que podem ser aplicadas em qualquer negócio. Caminhos que muitas vezes nunca pensamos em explorar.

Recomendo o livro para qualquer pessoa envolvida em qualquer negócio, que deseje entender um pouco sobre comportamento humano e entender por que algumas coisas se tornam virais, enquanto outras não.

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