Visando atrair mais visitantes para sua empresa e aumentar as oportunidades de negócios, os blogs corporativos cumprem um importante papel no marketing de conteúdo.
O blog é um espaço onde a sua empresa pode publicar conteúdos educacionais, notícias e, ao mesmo tempo, trabalhar o marketing da empresa.
É evidente que o comportamento do consumidor mudou drasticamente, e o comércio virtual ganha força a cada ano.
Segundo um artigo publicado pelo Think with Google em 2015, as principais buscas realizadas na internet podem ser traduzidas em quatro micro momentos específicos:
Ainda segundo o artigo, 79% dos usuários online no Brasil estão procurando informação.
Visando atender essa demanda, entra em cena uma poderosa estratégia de marketing: os blogs.
As primeiras ideias de blog surgiram em meados de 1997, apresentando-o como um sucessor dos diários. Tanto que seu objetivo principal era compartilhar informações e momentos da vida pessoal do usuário.
À medida que novas ferramentas surgiam, mais dinâmicas e mais fáceis de usar, houve a popularização, e em pouco tempo as empresas também começaram a adotá-lo como uma forma de comunicação e marketing.
Hoje em dia, o blog é uma ferramenta extremamente importante para atração de clientes, visando aquisição de leads e, consequentemente, aumento de suas vendas.
Agora que você já sabe que a maior parte da população on-line está na internet em busca de informação, tudo o que sua empresa precisa fazer é gerar conteúdo relevante, que tenha relação com seu negócio.
Imagine a empresa Bolos&Cia, que faz deliciosos bolos caseiros acabou de lançar seu site na internet. Como atrair mais visitantes para conhecer o seu negócio que acabou de ser lançado?
Através da Produção de Conteúdo! Ela pode criar um blog com receitas de bolos, por exemplo!
Mas você deve estar se preguntando, se ela quer vender os bolos, por que está divulgando a receita?
Simples, no caso da Bolos&Cia, nem todos que chegam ao site podem estar no momento de compra realmente.
E, embora muitos deles possam estar somente interessado na receita, eles têm um papel fundamental para fazer o seu site decolar: compartilhar o seu blog nas redes sociais!
Dessa forma sua empresa estará visível para centenas ou até milhares de clientes em potenciais, além de aumentar a relevância do seu site e melhorar cada vez mais seu ranking das pesquisas.
Manter um blog corporativo pode trazer muitas vantagens para sua empresa. Conheça algumas delas:
A produção de conteúdo é uma estratégia que anda de mãos dadas com o SEO, isto é, a otimização para mecanismos de buscas.
Através das postagens, você pode trabalhar as palavras-chave relacionadas ao seu negócio e atrair mais visitante para o site da empresa.
Quando você compartilha conteúdos relevantes com os seus visitantes, você ganha mais credibilidade, se torna uma autoridade no assunto.
Ao entregar um conteúdo de valor, que realmente agregra algo na vida das pessoas, elas sentem a necessidade de retribuir, seja com compartilhamento, divulgação ou comprando seus produtos, se for o caso.
Os blogs corporativos também são uma importante ferramenta para manter o contado com os clientes atuais da empresa, mostrando que vocês estão sempre inovando e atualizados com o mercado.
Com um baixo investimento, é possível colocar um blog no ar, começar a postar conteúdo relevante para seu público e melhorar a posição da sua empresa nos motores de buscas.
Para calcular o valor exato de quando investir nessa estratégia, você deve levar em conta:
Além de ser uma ferramenta de contato, onde seus visitantes poderão tirar dúvidas, o blog permitirá coletar mais informações e refinar ainda mais o perfil dos seus visitantes para otimizar as estratégias de marketing da empresa.
Procure conhecer as principais dúvidas que seus clientes têm sobre as suas soluções e produza conteúdos explicando ou falando mais sobre elas, como elas podem ajudar ou como funcionam.
Evite copiar artigos e textos de outros blogs corporativos, pois isso não fará muita diferença para sua classificação no ranking. A preferência sempre será do site que publicou o artigo original.
Não deixe de atualizar sua página, ao menos uma vez por semana, com conteúdos novos e criativos. Mas não vale postar só por postar. Seu artigo precisa trazer valor para seu público, ou de nada irá adiantar.
Simpatia é um fator importante na hora de começar um relacionamento com seu cliente. Se ele deixou um comentário, não deixe de dar uma resposta tão rápido quanto possível.
Quando você faz um visitante se sentir bem na sua casa, é certeza que ele irá voltar!
Como vimos, o blog pode ser uma estratégia de marketing excelente para atrair mais clientes para sua empresa.
Embora não seja uma estratégia complicada, é importante fazer um bom planejamento para manter a frequência e a qualidade nos conteúdos, para que eles tragam algo de valor para quem os encontra.
E você, já utiliza essa estratégia? Comente sua experiência com nossos leitores!
Tags:Blog, Marketing Digital, Webdesign