Descubra como anunciar no Google e aumente suas vendas!
Por Alphabrand em 25 de abril de 2019
O Google deixou de ser apenas uma plataforma de pesquisa utilizada para esclarecer dúvidas e se tornou um dos mais importantes meios de divulgação — e aumento de vendas — do mundo virtual. Que empresa não busca o primeiro lugar nele?
Justamente por isso, saber a maneira certa de como anunciar no Google pode ser a diferença que faltava para sua empresa se tornar conhecida e, claro, vender mais!
Neste post, você vai descobrir como utilizar essa ferramenta, os melhores lugares para colocar seus anúncios, as vantagens de usar essa estratégia, e muito mais. Acompanhe agora e saia na frente da concorrência!
Também conhecido como Google Adwords — nomenclatura, inclusive, que não é mais utilizada oficialmente, mas que muitos ainda mencionam — o Google Ads é uma ferramenta de publicidade do próprio Google que permite que você crie anúncios e campanhas rapidamente.
Sabe quando você faz uma pesquisa e aparecem anúncios tanto na parte superior da tela, quanto na lateral? São empresas que utilizaram dessa ferramenta para ter destaque na primeira página.
Se reparar bem, já viu que quando você pesquisa algo ele tende a aparecer não apenas no Google, mas em diversos outros locais como sites, redes sociais e até vídeos? Essa é mais uma das vantagens do Google Ads.
Os anúncios e campanhas feitos por ele podem ser veiculados em outros locais, as chamadas redes de pesquisa e plataformas parceiras. Isso aumenta ainda mais chances da sua empresa ser vista e se tornar uma opção de compra para novos clientes.
Redes de Publicidade do Google: Onde Anunciar?
São diversas as maneiras e os formatos que você pode utilizar para publicar o seu anúncio. Além dos textos, imagens e vídeos, é possível se beneficiar com as redes de publicidade do Google. Veja agora quais são e escolha a que mais tem a ver com seu público-alvo.
Rede de Pesquisa
A rede de pesquisa nada mais é que o Google, propriamente dito. O usuário entra nesse site com a intenção de pesquisar algo que precisa. Para isso, ele digita uma palavra isolada ou até mesmo uma frase, as quais são denominadas palavra-chave.
É através dela que seu anúncio é encontrado e indicado para aquela pessoa. Também, por isso, é importante conhecer aquelas que mais causam impacto para que seu site seja encontrado, tanto pela pesquisa orgânica, quanto pelo Google Ads.
Rede de Display
Essa rede é formada por sites parceiros do Google que, em troca de verbas publicitárias, exibem os mais variados tipos de anúncios.
A grande vantagem é que sua marca aparecerá para pessoas que não estão, diretamente, pesquisando por ela, mas estão buscando por assuntos relacionados ao seu anúncio.
YouTube
A segunda maior rede social do mundo conquistou esse posto por oferecer conteúdos fáceis de serem consumidos. Pertencente ao Google, ele não poderia deixar de aproveitar esse espaço tão acessado para publicar anúncios, concorda?
Assim, suas campanhas também podem ser divulgadas nessa plataforma, atingindo ainda mais pessoas.
Mobile/Apps
Se o foco da sua empresa é o desenvolvimento de aplicativos para smartphones, saiba que também é possível utilizar o Google Ads para destacar o seu projeto na Play Store. Assim, sempre que alguém pesquisar apps para download relacionados ao seu aplicativo, ele será um dos primeiros indicados.
Shopping
Voltado para o varejo, para quem trabalha com a venda direta de produtos, o Google Shopping é perfeito.
Nele, além de conseguir posição de destaque nas pesquisas do Google, é possível por meio de fotos mostrar tudo que sua loja vende. Ele também funciona como um comparador de preços, e quando o usuário clica no seu anúncio, é direcionado diretamente para o seu site, o que pode acelerar a decisão de compra desse potencial cliente.
Quais as vantagens de anunciar no Google?
Óbvio que, uma das principais vantagens de anunciar no Google é conseguir destaque perante aos demais sites. Porém, os benefícios do seu uso não se limitam a isso. Olhe só:
Resultados rápidos: assim que configurada e iniciada a campanha, as chances da sua empresa já aparecer nas buscas são grandes. Embora todas as campanhas passem por um período de maturação e otimização, é bem possível que seus anúncios sejam exibidos quase que imediatamente;
Mensuração de resultados: com o Google Ads você sabe exatamente quanto vai gastar e, assim, consegue controlar melhor seu orçamento;
Segmentação: encontrar o público certo e exatamente no momento em que ele está procurando o seu produto ou serviço, essa é uma estratégia de sucesso. Anunciando no Google você pode segmentar o público por regiões, horários, dispositivos e muitas outras formas. Com isso, os valores investidos nas campanhas serão mais bem empregados, trazendo melhores resultados.
Quem pode anunciar?
Por mais que o Google seja um gigante, toda e qualquer empresa pode anunciar nele e se beneficiar com o seu poder de alcance.
Desse modo, não importa se você tem uma grande franquia ou se trabalha vendendo algo caseiro, desde que possua um site, saiba que é possível aparecer no Google com destaque e, assim, aumentar a sua lucratividade.
Quanto custa para anunciar?
Agora que você descobriu tudo isso, com certeza, quer saber quanto precisa dispor para começar seus anúncios, não é?
O custo do Google Ads depende do objetivo que pretende alcançar. Além disso, você pode pagar por clique, por visualização ou por aquisição.
A maneira mais simples de iniciar suas campanhas é através do anúncio na rede de pesquisa, em que sua empresa só pagará pelo clique nas palavras-chave que “chamarem” por seu anúncio.
É importante lembrar que cada palavra-chave poderá ter um custo, tanto para mais, quanto para menos, dependendo da concorrência. Por fim, é importante saber que não há orçamento mínimo nem máximo. O valor dependerá da sua estratégia de marketing digital.
Como anunciar?
Para iniciar suas campanhas, o primeiro passo é criar uma conta no Google Ads. Após, é preciso configurar seus anúncios, ou seja, informar quanto deseja gastar, depois segmentar o público-alvo, definir os lances e, só em seguida, criar a campanha.
Também é preciso configurar o faturamento. Somente depois de concluir todos esses passos é que seus anúncios poderão ir ao ar.
Mas não para por aí. É preciso também, após um período, fazer a análise dos resultados e identificar os pontos positivos e os negativos, a fim de efetuar os ajustes necessários para que sua estratégia gere apenas lucros.
Por tudo isso, é indicado a apoio de profissionais que têm experiência nesse serviço. Além do tempo que demanda toda a elaboração de campanhas assertivas, a configuração em si, e o acompanhamento posterior, é preciso saber direcionar seus anúncios corretamente para que o dinheiro investido no Google Ads seja bem aproveitado.
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