Criação de Sites: por que sua empresa precisa estar na internet? - Alphabrand
Criação de Sites Profissionais
Por Alphabrand em 23 de março de 2019 | Branding, Marketing Digital, Webdesign

Criação de Sites: por que sua empresa precisa estar na internet?

Início » Blog » Branding » Criação de Sites: por que sua empresa precisa estar na internet?

Você idealizou um negócio e, finalmente, ele saiu do papel. Foram várias etapas até chegar nesse ponto, mas em alguma delas você incluiu a criação do site?

Todas as pessoas que abrem suas próprias empresas, independentemente do segmento ou do tamanho, têm algo em comum: querem crescer e vender muito!

Pois saiba que o desenvolvimento de site tem papel fundamental no crescimento de qualquer negócio. Afinal, a internet se tornou a melhor forma de fazer com que sua marca se torne conhecida e, com isso, lucre ainda mais.

Se em sua estratégia de divulgação, mostrar a localização é importante. Veja, neste post, porque ter um site profissional é, hoje em dia, um diferencial de peso que afeta diretamente no sucesso do seu negócio.

O que sua empresa ganha com a criação de um site profissional?

Foi o tempo que as empresas divulgavam seus produtos e serviços por meio de publicidade impressa. As chamadas publicações off line ainda são utilizadas, mas para outros fins. Se o seu objetivo é difundir sua marca e alcançar cada vez mais público, sem dúvidas, a internet é o melhor caminho para isso.

Hoje, uma empresa que não está no mundo virtual, praticamente, não existe. Se considerarmos que o primeiro passo que damos quando precisamos de um produto ou serviço é buscar no Google, concorda que, estar presente virtualmente faz com que possíveis clientes também encontrem o seu negócio?

Porém, não basta ser encontrado, é preciso passar uma boa impressão logo de cara. Existem estudos e livros publicados que afirmam que bastam poucos segundos para o cérebro decidir se algo é confiável ou não.

Logo, o tempo que você tem para convencer uma pessoa a navegar pelo seu site e conhecer mais sobre sua empresa é mínimo. É nesse momento que a criação de sites profissionais faz toda a diferença.

Além de esteticamente bonito e atrativo, o desenvolvimento de site envolve outras questões, tais como funcionalidades e responsividade. Sendo assim, por mais que existam diversas ferramentas gratuitas que prometem a criação de um site profissional de maneira rápida e fácil, saiba que existe um trabalho muito maior por trás disso que é preciso considerar se você não quer ter dor de cabeça no futuro.

Ao ser desenvolvida da maneira correta, a criação de sites profissionais traz muitas vantagens para a sua empresa. Veja agora as principais.

  • Ajuda a atrair mais clientes
    Certamente, uma das maiores vantagens de estar presente na internet é a possibilidade da sua marca ser vista por milhares e milhares de pessoas ao mesmo tempo, e não apenas por aquelas que passam na frente no seu negócio ou receberem um simples folheto de propaganda.

    Somado a isso, a criação de sites profissionais torna sua presença digital mais atrativa, colaborando para que cada vez mais pessoas comprem da sua empresa.

  • Aumenta a credibilidade da sua marca
    Quando se monta uma empresa é preciso pensar no nome, no logotipo que vai representá-la e diversas outras peças que mostram para o público o quanto a sua atuação é, realmente, profissional.

    Ter um site próprio e exclusivo é a “cereja do bolo” dessa estratégia. Ele complementa a imagem do seu negócio, aumentando a credibilidade perante seu público.

  • Amplia seu horário de atendimento
    Qual o seu horário de trabalho? Já pensou em quantas vendas você pode perder quando não está ativo? Quando se tem um site, isso deixa de ser um problema.

    Mesmo que você não esteja presente fisicamente, a sua empresa estará. Com isso, os possíveis clientes que chegarem até você saberão exatamente o que sua empresa faz, as formas e canais de atendimento, entre muitas outras informações que podem ajudá-lo a escolher a sua marca para solucionar o problema dele.

    Com a criação de sites profissionais isso pode ir ainda mais longe. Dependendo das ferramentas que disponibilizar em seu site, até solicitações de orçamento ou compras efetivas podem ser realizadas, mesmo que você não esteja lá. Ou seja, é possibilidade de ganho 24 horas por dia nos 7 dias da semana!

  • Garante mais autonomia para a sua empresa
    Lembra o dia que as principais redes sociais ficaram fora do ar? Se você foca o seu negócio apenas em perfis nessas redes, possivelmente, nesse dia, você passou por sérios apuros.

    Ter o perfil da sua empresa nas redes sociais é muito importante — afinal, elas também devem fazer parte da sua estratégia de marketing, além de ajudarem muito a divulgar a sua marca. O problema está em ficar nelas apenas nelas. Assim, quando casos como a queda das redes sociais acontecem, seus lucros ficam seriamente comprometidos.

    A criação de sites garante que sua empresa não passe por isso, já que ele é uma ferramenta autônoma que funciona mesmo que haja comprometimento de outras plataformas de comunicação.

    Além disso, a publicação de informações, promoções, divulgação de novos produtos, conteúdos, entre outros, é mais livre, visto que você não precisa cumprir nenhuma regra para essas postagens. Isso aumenta ainda mais o alcance da sua marca.

  • Facilita a análise do retorno sobre esse investimento
    E não pense que solicitar o desenvolvimento de sites é um gasto: na verdade, ele é um grande investimento!

    A prova disso é que você pode, facilmente, realizar uma análise do retorno financeiro que ele está dando para a sua empresa. Ou seja, diferente de, por exemplo, colocar uma fachada bonita na porta de uma loja e não saber quantos clientes foram atraídos por ela, o site lhe traz números reais que ajudam na sua estratégia de marketing, auxiliando a direcionar seu foco para um aumento real dos lucros.

Como criar um site de sucesso

Como dito anteriormente, as ferramentas disponíveis na internet tornaram até fáceis a criação de sites. Agora, montar um que, realmente, dê resultados, depende de inúmeras estratégias, tal como otimização de SEO, além de conhecimento e muito comprometimento.

Veja outros pontos que são primordiais para que você consiga um site de sucesso.

  • Deixe claro do que se trata o seu negócio
    Um site profissional nada mais é que a sua própria empresa, só que na internet. Assim como você teve todo o cuidado de pensar nela nos mínimos detalhes, essa atenção não pode ser deixada de lado na hora de criar seu site.

    Um dos primeiros passos é deixar claro do que se trata o seu negócio. Muitas vezes, o nome da empresa não remete, automaticamente, ao ramo de atuação. Por isso, dizer claramente para o público com o que você trabalha, e o que tem a oferecer a ele, é fundamental.

    Além de ter uma linguagem direta, clara, mas agradável, é preciso que essas informações sejam encontradas com facilidade. As pessoas têm uma forte tendência de saírem de sites difíceis de navegar ou que dificultam o encontro das informações que buscam.

    Sendo assim, caso isso também aconteça com o seu, você estará correndo um sério risco de perder muitas vendas!

  • Escolha um domínio profissional e exclusivo
    O domínio do seu site — ou seja, o nome que você dará a ele — pode ser usado como mais uma estratégia na hora de posicioná-lo bem nas pesquisas do Google.

    Se escolher um domínio que seja muito comum, por exemplo, pode fazer com que o público tenha dificuldades de encontrá-lo. Agora, caso sua empresa tenha um nome exclusivo, fica bem mais fácil de encontrá-la quando digitarem ele nas buscas.

    Uma dica: caso seu negócio permita, adicione o segmento junto ao nome do domínio. No futuro, isso pode ser uma boa forma de conseguir melhores posicionamentos.

  • Organize muito bem arquitetura do seu site
    Imagine a seguinte situação: você entra em um supermercado, mas as prateleiras não estão bem sinalizadas. Depois de passar horas procurando os produtos que deseja, e não encontrar de maneira fácil, você desiste e vai embora de mãos vazias.

    Com um site acontece exatamente a mesma coisa! É preciso distribuir os conteúdos de forma clara e, de preferência, o tema principal nunca deve estar a mais de 3 cliques de distância. Lembre-se que na internet todo mundo tem pressa!

  • Prepare seu site para dispositivos móveis
    Cada vez mais as pessoas utilizam dispositivos móveis para acessar a internet. A não que seu futuro cliente trabalhe o dia inteiro na frente de um computador, as chances dele buscar por negócios como o seu através de smartphones, por exemplo, são altíssimas.

    Assim, é preciso garantir que seu site abra perfeitamente nessas telas também. Por isso, a criação de sites profissionais é tão importante. Se a maior parte dos acessos são feitos por essas “telas menores”, você precisa ter certeza que todo o seu site funcionará perfeitamente nelas, ou perderá muitas oportunidades de negócio.

  • Garanta um carregamento rápido das páginas
    Outro ponto que faz bastante diferença para que o seu site seja um verdadeiro sucesso é a carregamento das páginas. A velocidade com a qual ele carrega tem grande peso não apenas para o seu público, mas também para o posicionamento dele nas ferramentas de pesquisa.

    Sites que demoram mais de 3 segundos para carregarem costumam ser deixados de lado. Assim, com menos visitas e menos tempo de permanência do visitante no seu site, o Google entende que ele não é relevante e o deixa no final da lista de sugestões.

Quanto custa a criação de um site profissional?

A essa altura você já compreendeu um pouco mais a importância de ter um site profissional e, certamente, quer saber quanto custa ter um.

O valor cobrado para desenvolvimento de sites não é único, pois depende de inúmeros fatores para ser calculado, entre eles estão: número de páginas, funcionalidades, modelo do site, plataforma na qual será criado, entre outros.

Somado a isso, há o custo do desenvolvimento em si, além do valor de registro do domínio, uma taxa anual para esse serviço e a hospedagem.

Porém, como dito anteriormente, pense que a criação de um site para o seu negócio não é um gasto, mas uma forma de investimento para a sua empresa. Se o seu foco é realmente crescer e vender cada dia mais, a presença da sua marca na internet é fundamental, e quanto mais profissional e autônoma ela for, maiores são as probabilidades disso acontecer.

Dicas extras sobre a criação de sites

Que tal duas dicas extras — e valiosíssimas — sobre a criação de sites? Lá vai!

Escolha uma boa hospedagem
Afinal, ela impacta em vários pontos do seu site, entre eles:

  • altera ou compromete a velocidade de abertura das páginas; se forem compartilhadas podem se tornar menos estáveis, correndo o risco de deixar seu site fora do ar, por isso, evite hospedagens assim;
  • escolha uma que tenha um bom suporte, afinal, por melhor que ela seja, pode ser que um dia você precise de um atendimento mais específico.

Saiba o que fazer depois que seu site estiver no ar

Por mais profissionais que seu site seja, não pense que ele, sozinho, trará todo o sucesso que busca para a sua empresa.

Depois que ele estiver no ar o trabalho continua. É preciso utilizar meio de divulgação, tais como as redes sociais e, principalmente, oferecer boas informações para o seu público.

O marketing de conteúdo é um dos principais motivos do excelente ranqueamento de empresas de sucesso. Através dele, você atrai a atenção do público para a sua empresa, e quanto mais qualificados forem os textos que você publicar, maiores as chances de converter simples visitantes em clientes fiéis.

Por isso, ao desenvolver seu site, já inclua um blog e comece quanto antes a produção de conteúdo para aumentar ainda mais o seu alcance e as suas vendas.

Com tudo isso, fica claro o quanto a criação de sites é parte fundamental para o crescimento de qualquer empresa. Em uma época em que a internet está cada vez mais presente na vida das pessoas, não colocar a sua marca nesse mundo virtual é, literalmente, perder dinheiro.

Aqui, na Alphabrand, nós ajudamos, diariamente, diversas empresas a fixarem a sua marca na internet com a criação de sites profissionais e diversas outras ferramentas de marketing digital. Que a tal a sua ser a próxima?

Gostou deste contúedo? Compartilhe!