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10 formatos de conteúdo para dar um up na divulgação da sua empresa
Por Alphabrand em 7 de abril de 2019
Já aconteceu com você de criar um texto perfeito, com todas as informações necessárias para ajudar sua persona e, no final, olhar para ele e pensar: “isso daria um excelente vídeo”? Calma, isso acontece com mais frequência que você imagina!
Blog, vídeo, podcast. Esses são apenas alguns exemplos de formatos de conteúdo que você pode utilizar na sua estratégia de marketing. Considerando que cada um deles causa impacto no público de maneira diferente, concorda que, assim, se tem nas mãos mais chances de aumentar sua audiência?
Neste post, você vai descobrir 10 formatos de conteúdo para web que vão dar um verdadeiro up na divulgação da sua marca. Descubra, agora, quais são e comece a produzi-los hoje mesmo!
Formatos de conteúdo: quais os mais interessantes
Mais que produzir bons conteúdos, é preciso saber a maneira certa de apresentar cada um deles ao seu público. Isso porque, formatos de conteúdos diferentes atingem pessoas diferentes. Quer alguns exemplos?
Imagine que você tem um potencial cliente bastante interessado em uma postagem que você fez. Porém, ele está sem tempo para ler aquele conteúdo. Por mais que seja interessante, as chances dele procurar outra fonte que ofereça as mesmas informações, mas em forma de áudio, por exemplo, são grandes.
Ou seja, ele terá acesso ao um conteúdo que atende as necessidades dele naquele momento, mas em um formato mais fácil de ser “consumido’.
Por isso, trabalhar a produção de conteúdo web de maneiras diferentes ajuda a alcançar mais pessoas. Com isso, sua marca se difunde ainda mais, colaborando para a formação da sua autoridade digital e, lógico, para o aumento das suas vendas.
Veja, agora, os principais formatos de conteúdo que você pode utilizar na sua estratégia.
1. Blog posts
Quando se fala em produção de conteúdo, o primeiro formato que vem à mente é o blog post.
Definitivamente, uma das portas de entrada no marketing digital, esse tipo de produção web tem inúmeras vantagens:
- pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;
- recebe muito bem outras mídias como fotos, gifs, imagens e áudios;
- permite atrair sua persona, respondendo pontualmente todas as dúvidas que ela tenha.
2. Áudio Posts e Áudiobooks
Quer tornar o conteúdo do seu blog post ainda mais dinâmico para o seu público? Basta transformá-lo em áudio post!
Esse formato, nada mais é que uma gravação do post criado. Mas vale uma dica: por mais que ele seja um formato que agrada bastante o público — por conta da facilidade e possibilidade de ser ouvido em qualquer hora do dia, em diversos lugares — ele é um pouco trabalhoso de se fazer.
Por isso, escolha transformar em áudio aqueles textos que você acha que responde melhor as dores da sua persona, ou aquele que gerou maior engajamento do público.
O mesmo vale para os e-books, que podem ser transformados em áudiobooks, deixando a vida do visitante da sua página mais fácil.
3. Podcast
Seguindo a mesma linha do formato anterior, podcast são como programas de rádio, porém gravados para serem ouvidos e compartilhados via internet.
Através deles, você pode debater diversos temas, convidar outros profissionais para trazerem mais informações para seus ouvintes, entre diversas outras possibilidades.
Um dos maiores atrativos desse formato de conteúdo é que ele pode tanto ser uma única produção sobre determinado tema, ou uma série, o que colabora, ainda mais, para fidelizar seu público-alvo.
4. Vídeos, Videocasts e Webinars
Se pode gravar voz, também pode gravar vídeos! Considerando que esse formato de conteúdo para web ganhou destaque e se tornou um dos mais consumidos pelo público, inseri-lo na sua estratégia de marketing é uma excelente ideia.
Os vídeos, por exemplo, podem ser aproveitados em plataformas como YouTube, Facebook e Instagram, expandindo ainda mais a divulgação da sua marca.
Os vídeocasts (ou vodcasts) são o mesmo que os podcasts, mas em um formato visual que pode ser disponibilizado no seu canal do Youtube, por exemplo.
Já os webinars são como palestras, conferências, ou mesmo chats on-line realizados ao vivo. Através deles, você pode fazer treinamentos, demonstrações, esclarecer dúvidas, ou outras ações de interesse do seu público, permitindo, inclusive, que a interação com você durante a exibição.
5. E-book
Voltando aos formatos de conteúdo web escritos, outro que é bastante comum de ser encontrado é o e-book.
A grande vantagem desse tipo de produto para o seu consumidor é conseguir em um único local respostas mais pontuais para as suas dúvidas. Para a sua empresa, o benefício fica por conta dos leads qualificados conquistados ao fornecer esse material.
6. Estudos de caso e Entrevista
Outra linha de produção de conteúdo para web com bastante retorno é mostrar para o seu público os resultados que a sua empresa trouxe para outros clientes.
Para isso, você pode se valer dos estudos de caso ou entrevistas. Nesses dois formatos, clientes já atendidos por você dão um depoimento sobre os problemas que tinham, como seus produtos e/ou serviços ajudaram a solucionar, quais os resultados dessa parceria, entre outros pontos.
No caso da entrevista, ela pode ser usada de outra forma também: convidando alguém da mesma área de atuação que a sua para dividir experiências e informações com os seus leitores, assim como no podcast, só que em forma de texto.
7. Newsletters
Se você pensa que o e-mail é uma ferramenta ultrapassada, saiba que está muito enganado! Essa forma de comunicação ainda é muito ativa ( e eficiente) e tem como grande vantagem a possibilidade de estreitar os laços com o seu potencial cliente.
Mas porque estamos falando de e-mail? Por conta das newsletters. Lembra aqueles leads qualificados que você conquistou através do e-book? Pois então, a newsletter é uma excelente maneira de trabalhar eles.
Com ela, você divulga diversos conteúdos como: os posts publicados durante a semana no seu blog, novos produtos ou serviços, materiais ricos, novidades da sua empresa, entre outros.
8. FAQs e posts de Perguntas e Respostas
A ideia desses dois conteúdos web é responder aos questionamentos mais comuns dos seus clientes de maneira rápida e que eles encontrem facilmente no seu site.
Reuna as perguntas mais recorrentes e monte um FAQ — Frequently Asked Questions — ou mesmo um blogpost que fique em uma posição de destaque.
Assim, os visitantes que tiverem algum questionamento mais geral, conseguem obter as respostas sem perder tempo, otimizando o contato e mostrando a ele que você se preocupa em esclarecer tudo que for preciso.
9. Gráficos e Infográficos
Passando para os conteúdos web que usam a imagem como principal destaque, chegamos aos gráficos e infográficos.
Essas duas ferramentas permitem transmitir ao público informações úteis de maneira bem dinâmica. Assim, em uma única imagem, é possível resumir os principais pontos de um blog post, por exemplo, ou mostrar tendências e resultados, ajudando-os, muitas vezes, na tomada de decisões.
10. Materiais divertidos
Por mais que seja importante passar conteúdos úteis e relevantes para a sua persona, um pouco de humor não faz mal a ninguém.
Os memes e gifs viraram mania nacional e deixam qualquer texto mais divertido. Eles podem tanto ser usados em blog posts, para deixar o artigo mais leve, quanto nas postagens das suas redes sociais, atraindo e descontraindo o público.
Está anotando todas as nossas dicas?
Outra forma de diversão com informação são os Quizzes e os Games. Acaba sendo da natureza humana gostar de participar de desafios assim, além de ser uma excelente maneira de aumentar o engajamento do seu público.
Caso você não conheça, os quizzes são como enquetes. Assim, por meio de perguntas, você faz com que o visitante participe do seu conteúdo, passe mais tempo na sua página e — quem sabe — faça o compartilhamento dessa brincadeira (o que divulga a sua marca).
Esses são os 10 principais formatos de conteúdo que você pode usar na sua estratégia de marketing. Mas saiba que, além deles, existem diversos outros, tais como as importantíssimas postagens em redes sociais e também:
- relatórios de pesquisa;
- revistas digitais;
- comentários;
- aplicativos;
- templates;
- notícias;
- reviews;
- slides;
- lives;
- guias;
- sms.
Ou seja, existem inúmeras maneiras de fornecer bons conteúdos web para os seus leitores. Aqui, na Alphabrand, por exemplo, somos especialistas nesse segmento.
Com redatores e jornalistas experientes nos mais variados temas, desenvolvemos os melhores conteúdos para sites e redes sociais, artigos para blogs, infográficos, e-books, e-mails marketing, além de toda a parte gráfica e de imagem.
Ah! E tudo voltado para conversão e aumento das suas vendas!
Que tal fazer um teste? Entre em contato agora mesmo e surpreenda-se com o que podemos oferecer por sua empresa!