Home Blog / Sites / WordPress.com vs WordPress.org – Qual a melhor plataforma?

WordPress.com vs WordPress.org – Qual a melhor plataforma?


Por Alphabrand em 2 de fevereiro de 2018

Tags:, , , ,


Uma dúvida frequente de quem está procurando desenvolver um site em WordPress é a diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org. Na verdade elas são plataformas bem diferentes.

Neste post você irá entender a diferença entre estas plataformas e saber a melhor para seu negócio. Bora lá?

O WordPress.com

O WordPress.com é uma versão do WordPress online, já instalada e pronta para utilizar. Basta você fazer o cadastro no site.

Ele oferece 4 planos, do gratuito ao plano Profissional.

A versão gratuita do WordPress.com não permite que utilize domínio personalizado, instalação de plugins e nem temas.

Além disso, neste plano o WordPress irá exibir anúncios de outras empresas em seu site.

Se você pretende utilizar essa versão para seu negócio, recomendamos adquirir a versão premium, onde poderá personalizar o domínio de Susa empresa, fazer upload de temas e plugins.

O wordpress.org

O WordPress.org é uma plataforma opensource, e seus arquivos de instalação são distribuídos gratuitamente para quem quiser utilizá-lo. Para utilizar essa versão você terá que registrar um domínio e contratar uma hospedagem que os requisitos mínimos para realizar a instalação, como suporte a PHP e banco de dados Mysql.

Muitos servidores de hospedagem já disponibilizam a plataforma WordPress para instalação a partir do próprio servidor, o que facilita bastante a realizar essa tarefa. Mas caso não esteja disponível, também é possível fazer a instalação manual através do FTP.

A vantagem de usar o WordPress em uma instalação própria é que você tem controle e domínio total aos arquivos do seu site e pode modificá-los do jeito que achar melhor.

Veja aqui algumas vantagens do WordPress.org:

  • Você pode instalar plugins gratuitos, pagos ou customizados;
  • Pode usar melhores ferramentas para analise, como o Google Analytics;
  • Domínio Personalizado;
  • Upload de temas;
  • Você pode criar lojas virtuais ou clubes de assinaturas;

Mas, nem tudo são flores…

Bom temos que falar dos contras também, não é mesmo. Então aqui vai:

  • Como todo site, você vai precisar pagar pela hospedagem: Você pode começar um um plano mais básico, mas a medida que as visitas no seu site aumentam, pode ser que precise alterar para um plano mais potente. O que não é tão ruim, uma vez que você estará recebendo mais visitas, provavelmente o site já estará dando algum retorno financeiro.
  • Você é responsável pelas atualizações do WordPress e dos Plugins: Isso pode ser feito com um simples click no botão atualizar, mas tem alguns cuidados especiais a tomar.
  • Você é responsável pelos backups:Felizmente há vários plugins que ajudam nesta tarefa.

Resumindo, para 99% dos nossos clientes, que pretendem desenvolver um site com objetivos comerciais, recomendamos utilizar a plataforma do WordPress.org instalada em uma hospedagem própria. Pois ela permite ter mais controle e acesso completo ao site.

Ficou com alguma dúvida, fique a vontade para utilizar o formulário de comentário abaixo.

Tags:, , , ,