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Vai criar ou reformular o site da sua empresa? Confira estas dicas!


Por Alphabrand em 14 de agosto de 2020

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Hoje em dia, ter um site é imprescindível para qualquer tipo de negócio. Se a sua empresa não está na internet ela, praticamente, não existe!

Isso porque esse canal é o primeiro lugar onde as pessoas vão quando precisam buscar informações sobre qualquer assunto.

Além disso, diferentemente de uma loja física, o site fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Assim, seu cliente pode “visitar” sua empresa a qualquer momento, de onde estiver.

Se você está pensando em criar um site para o seu negócio, é preciso ter em mente alguns requisitos que não podem faltar.

Neste artigo você vai conhecer os principais elementos de um site e como utilizá-los para divulgação da sua empresa.


Site Onepage, Multipage ou Loja Virtual? Qual é a diferença?

Uma dúvida muito comum é sobre qual o melhor formato de página para um negócio.

Pensando nisso, separamos primeiramente duas modalidades:

  • sites One Page ou página única;
  • ites Multipages, com páginas diversas.

A principal diferença entre o site Onepage e o Multipage é justamente o número de páginas. Ou seja enquanto o site primeiro possui uma única página, o segundo tendem a ser mais completos, com várias páginas interligadas uma nas outras.

Site One Page

O site One Page é indicado para empresas que não investem muito em Marketing Digital, têm pouco conteúdo e que precisam de uma solução rápida e mais simples para divulgar o seu negócio.

Esse modelo é também é bastante indicado para pequenos negócios locais, tais como restaurantes, sorveterias, prestadores de serviços, entre outros.

Embora não tenha limitação de seções dentro dessa página, quando mais informação e imagens tiver, pode tornar a experiência do cliente um pouco frustrante.

Também é preciso pensar que nem todas as pessoas rolam a página até o final. Por isso, se ficar muito longa, pode ser que as informações apresentadas no final não sejam lidas.

Vale ressaltar que mesmo com um site de página única, é possível criar estratégias de campanhas patrocinadas no Google.

Site Multipage

Os sites Multipage são voltados para empresas que têm mais conteúdo para divulgar, como seção de serviços ou galeria de produtos que exijam mais especificações e detalhamentos.

Também é aconselhado para negócios que precisam fazer atualização constante, como blog ou notícias, principalmente se já estiver nos planos implementar estratégias de SEO (otimização) para ganhar posicionamento melhor nas buscas orgânicas.

Portanto, antes de iniciar o seu projetoé necessário planejar a estrutura do site e quais conteúdos serão trabalhados. Dessa forma, você conseguirá decidir qual formato se encaixa melhor na estratégia da sua empresa.

Loja Virtual

Como o próprio nome sugere, a Loja Virtual é indicada para quem trabalha com a venda de muitos produtosque tenham categorias e variações.

Por meio da loja, é possível disponibilizar sistemas de pagamentos, carrinho de compras, cupons, além de ferramentas para gerenciamento de pedidos, entre outras funcionalidades.


Qual a estrutura de páginas ideal de um site?

A estrutura de um site pode variar bastante conforme o segmento que a empresa trabalha, porém há algumas páginas que não podem faltar, especialmente se quiser que o seu site transmita da melhor maneira possível o que a sua empresa faz. São elas:

Home Page

A Home Page, ou página inicial, é a primeira página que o usuário visualiza quando entra em seu site pelo link direto que você divulga.

Nessa página, costuma-se fazer um resumo de tudo o que o visitante vai encontrar no site, utilizando, para isso, seções ou blocos.

Como é uma das páginas mais importantes, é necessário que, ao abrir o site, além de causar um impacto visual, se consiga transmitir imediatamente qual é o seu tipo de negócio (ramos de atuação, produtos, serviços etc).

Página Sobre

A página Sobre é comumente utilizada para descrever a empresa: o que faz, como faz, missão, visão e valores. Aqui, é possível trazer também fotos da equipe ou do local de trabalho.

Nessa página é importante destacar elementos que gerem mais confiança e segurança para o visitante que está interessado no seu produto ou serviço.

Página Produtos ou Serviços

Se você trabalha com uma variedade grande de produtos ou serviços, o ideal é que tenha uma página separada para cada item. Assim, conseguirá explicar com mais detalhes o funcionando de cada um..

Além disso, ter uma página específica para isso vai ajudar na hora de fazer o marketing digital, uma vez que poderá focar as ações em um produto/serviço em especial..

Blog

O blog corporativo é uma ferramenta fundamental para empresas que estejam buscando melhor posicionamento nas buscas de forma orgânica. Isso porque por meio da atualização constante, é possível trabalhar mais palavras-chaves para o seu site e aumentar o tráfego de visitas..

Você pode utilizar a seção de blogs para trabalhar o seu Marketing de Conteúdo, disponibilizar conteúdos educacionais sobre o seu segmento, novidades da empresa ou mesmo notícias do mercado.

Para ser eficiente, é necessário que o conteúdo postado seja original. Textos copiados de outros sites não trazem relevância e pode gerar penalizações pelos mecanismos de buscas.

No blog é importante que seja disponibilizado atalhos para o seu produto principal, uma vez que os usuários podem estar chegando primeiro na página de artigo. Para esse caso é sempre aconselhado o uso das barras laterais.

Contato

A página Contato é a que geralmente traz um formulário para facilitar a interação com o cliente.

Para empresas que estejam trabalhando com anúncios patrocinados, os formulários são uma boa maneira de aumentar as métricas de conversão, uma vez que cada contato recebido por eles pode ser rastreado e contabilizado.


Outros elementos que não podem faltar no seu site

Elemento de um site

Em geral, um site é composto por um cabeçalho (header), seção do conteúdo (body), e rodapé (footer).

O header e o footer são seções que aparecem em todas as outras páginas, facilitando a navegação.

Alguns elementos são tão utilizados que se tornaram convencionais, ou seja, um padrão de uso que facilita a experiência que o cliente tem dentro do site.

Veja abaixo alguns padrões que podem ser utilizados para melhorar ainda mais seu site.

Cabeçalho ou Header

O cabeçalho é o local onde deve aparecer o logotipo da sua empresa, para que as pessoas possam identificar imediatamente se estão no site desejado.

O logotipo também pode aparecer no rodapé e/ou em outras seções como forma opcional.

Também é comum, e até sugerido, que se utilize essa seção do cabeçalho para disponibilizar os links de navegação do seu site. Como aparecerá em todas as páginas, facilitará a navegação entre elas.

Rodapé ou Footer

Quando mais distante do topo da página, menos vista será a seção do seu site. Por isso, recomendamos páginas curtas. Porém, no caso do rodapé, há uma função muito importante que é a disponibilização dos dados de contato.

É quase uma ação automática descer até o rodapé do site quando queremos achar o telefone ou e-mail de contato de uma empresa, concorda?.

Além das informações de contato, também é possível colocar links para outras seções importantes do site. Só tome cuidado para que não fique com informações demais, pois pode acabar dificultando mais do que ajudando a otimizar a navegação.

Mesmo que a sua empresa tenha uma página específica de contato, é sempre bom deixar disponível nessa área os telefones, endereço, redes sociais. Assim, seus clientes poderão ter acesso a esses dados, independentemente da página que estiverem visualizando.


A importância de um bom design e arquitetura visual para o seu site

Arquitetura visual de um site

Ter um site bem desenhado trazerá diversosbenefícios para o seu negócio. Entre os principais estão a credibilidade e o profissionalismo.

O design é capaz de transmitir exatamente a ideia principal do seu negócio por meio da diagramação e das imagens, que causam um impacto logo quando o site é visto pela primeira vez.

É importante que o site também utilize o padrão de identidade visual da sua empresa. Cores, fontes, imagens devem ser padronizadas.

Assim, quem já conhece sua empresa por outros pontos de contatos, vai se sentir mais familiarizado ao entrar no site, além de reforçar a marca na mente do seu cliente.

A arquitetura do site

A arquitetura dos sites é um dos itens mais importantes. Como as pessoas irão navegar dentro do site? As informações estão fáceis de encontrar?

Os visitantes normalmente desistem fácil de um site quando não encontram informações que precisam. Por isso, a dica é que o conteúdo principal esteja, no máximo, a 3 cliques de distância página Inicial.

Por exemplo:

Início > Produtos > Detalhe Final do Produto
Início > Feed do Blog > Artigo Final do Blog


Ferramentas para criação de sites

Sistemas prontos e construtores de sites (Page Builders)

Essas ferramentas são ideais para quem quer construir um site inicial por conta própria e não tem muita afinidade com programação.

utra plataforma, que hoje está presente em 36% de todos os sites da internet, é o WordPress.

Atualmente existem dezenas de ferramentas boas para construção de sites. Algumas delas contam com editores de “arrastar e soltar” que facilitam a criação, por exemplo, o Wix e o Squarespace.

Se você deseja criar uma loja virtual, também existe a possibilidade de utilizar uma plataforma própria para o e-commerce, que geralmente já vem preparada com sistemas de pagamentos e todas as ferramentas para gerenciar os pedidos feitos pelos clientes.

Você pode optar por plataformas prontas como a Tray ou Nuvemshop, pagando uma mensalidade ou utilizar uma plataforma open source para desenvolver a sua própria loja.

Nesse caso, são indicadas as plataformas OpenCart, Woocomerce (um plugin de e-commerce para WordPress) ou Magento.


Criação de Sites em WordPress

O WordPress é um sistema pronto para criação de sites. Nele é possível a utilização de temas prontos, bem como criar algum exclusivo para o seu negócio.

Aqui na Alphabrand, utilizamos o WordPress para criação de todos os temas dos nossos clientes. Assim, além da exclusividade, deixamos o sistema enxuto, mais fácil de navegar e de manter as atualizações.

Como o WordPress é uma plataforma amplamente difundida, é bastante tranquilo encontrar soluções para implementar melhorias dentro do seu site, por meio de plugins e de desenvolvedores especializados.


Outros componentes que não podem faltar no seu site

Componentes que não podem faltar em seu site.

Layout Responsivo

Hoje em dia, o acesso via celular se tornou mais amplo, uma vez que o dispositivo está quase sempre em nossas mãos. Por isso, é necessário que o site seja responsivo, ou seja, tenha uma versão otimizada para visualização em telas para celulares.

Links para as redes sociais

As redes sociais são ótimos canais de divulgação, mas para que elas tenham esse efeito é necessário construir um bom público em cada uma delas. Por isso, sempre que possível, disponibilize em seu site todas as mídias sociais nas quais a sua empresa atua.

Depoimentos

Depoimentos são testemunhos de clientes que já utilizaram o seu produto, serviço ou solução e ficaram satisfeitos com os resultados.

Infelizmente, algumas empresas de má-fé acabam “inventando” depoimentos para tentar enganar o público, o que gera desconfiança nesse tipo de informação..

Uma forma de validar melhor os depoimentos que coloca no site, e gerar mais credibilidade, é pedir depoimentos pelos perfis sociais como o “Avaliações do Facebook” ou do Google. Assim, você pode incluí-los posteriormente no site com um link direto para esses depoimentos.

Dica extra: colocar depoimentos em formato de vídeo também é uma forma de gerar mais confiança nos seus futuros clientes.

Ferramentas de chat

É necessário facilitar a comunicação de todas as formas possíveis. Alguns clientes irão preferir o contato por e-mail, enquanto outros preferem diretamente o WhatsApp.

As ferramentas de Chat On-line são utilizadas justamente para facilitar e gerenciar essa comunicação.

Imagens e fotos para sites

Trabalhar o conteúdo imagético do site é muito importante. Em alguns casos eles são imprescindíveis, como nos segmentos de alimentação e de moda.

Existem algumas opções de banco de imagens que podem facilitar a sua vida na hora de escolher boas fotos para ilustrar o seu projeto.

Conheça algums bancos de imagens com imagens gratuitas para usar em seus projetos: Pexels, Unsplash e Freepik.


Ferramentas de análise de dados

Ferramentas de Análise Site

As ferramentas para análise de dados são itens que, definitivamente, não podem faltar em seu site.

Isso porque é por meio delas que você poderá conhecer melhor o seu cliente, saber de onde está vindo o fluxo de visitantes, quanto tempo eles permanecem no site, as páginas e conteúdos mais acessados, entre outras informações.

Algumas ferramentas possibilitam até “ver” como os usuários interagem com o seu site.

Com essas informações em mão, você poderá otimizar e melhorar cada vez mais as conversões de leads e vendas provenientes do seu site.

Algumas ferramentas que indicamos para fazer análise de acesso do seu site:

  • Google Analytics: disponibiliza diversas métricas de acesso que permitem acompanhar a evolução do seu site.
  • Facebook Pixel: recomendado para rastrear as conversões das campanhas realizadas pelo o facebook.
  • HotJar: permite ver como os visitantes realmente estão usando seu site por meio de gravações de vídeos das telas, mapas de calor e mapa de cliques.

Recaptulando: O que você precisa saber sobre criacão de sites

Espero que neste ponto você já tenha uma ideia melhor de todos os elementos que envolvem a criação de um site. Assim, , antes de começar o seu você precisa:

  1. Definir o tipo mais adequado de site para o seu modelo de negócio e segmento
  2. Definir o conteúdo que disponibilizará no site, a fim de facilitar o planejamento das páginas e seções.
  3. Criar um layout que esteja de acordo com a identidade da sua empresa.
  4. Escolher uma ferramenta ou contratar um webdesigner para ajudá-lo a colocar o seu site on-line.

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