Site em WordPress: por que ele é a melhor opção para sua empresa? - Alphabrand
Por Alphabrand em 8 de maio de 2019 | Criação de Sites

Site em WordPress: por que ele é a melhor opção para sua empresa?

Início » Blog » Criação de Sites » Site em WordPress: por que ele é a melhor opção para sua empresa?

Se você tem uma empresa, certamente, já deve ter entendido — ou ao menos ouvido falar — sobre a importância de estar no mundo virtual.

Uma das melhores e mais indicadas maneiras de conseguir isso é criando um site, mais especificamente, um site em WordPress. Mas você sabe por que essa plataforma é tão indicada?

Neste post, vamos explicar o que é o WordPress, porque ele é tão utilizado e as principais vantagens que farão toda a diferença na hora de criar um site para a sua empresa.

O que é o WordPress

Já falamos anteriormente sobre quanto ter um site profissional é um passo importante para o crescimento da sua empresa. Hoje em dia, uma marca que não está na internet, simplesmente, não existe!

Mas você pode pensar: já estou nas redes sociais, isso não basta? Não! Por meio de um site criado especialmente para a sua empresa você consegue um alcance maior, além de inúmeras vantagens que as outras redes não permitem. Veja as principais:

  • atrair mais clientes;
  • aumentar a credibilidade da sua marca;
  • ampliar o atendimento ao seu público;
  • assegurar mais autonomia para a sua empresa.

Mas como dissemos, o site precisa ser profissional, tanto no visual quanto na funcionalidade e no conteúdo apresentado. Afinal, ele é praticamente o cartão de visitas virtual da sua empresa, e você quer —  e precisa — passar uma boa impressão.

Por isso, não caia na tentação daqueles anúncios que prometem a montagem de sites em 3 minutos! O resultado pode ser até bonito e lhe atender em um primeiro momento, mas conforme sua marca for crescendo, muito provavelmente, ele não lhe acompanhará.

Também por esses motivos, o WordPress é um dos mais indicados e utilizados. Essa plataforma consiste em um sistema livre, gratuito e aberto para a gestão de conteúdo na web.

Denominado CMS, ou seja, Content Management System, o WordPress é a ferramenta mais utilizada no mundo para a criação de sites. Com ele, é possível desenvolver com facilidade site, blogs e até comércios eletrônicos (lojas virtuais).

E se você acha que ele é utilizado apenas por pequenas empresas, ou mesmo amadores, saiba que grandes nomes como o Nubank, BBC América, CNN, Time Magazine, Spotify e até a NASA fazem uso do WordPress. Com isso, dá para ver que a qualidade e confiabilidade da plataforma são indiscutíveis, concorda?

As vantagens de ter um site em WordPress

Mas os benefícios de ter um site em WordPress não param por aí. Veja agora porque ele é, definitivamente, a melhor opção para o seu negócio e para empresas dos mais variados portes.

Facilidade de uso

O WordPress é um dos queridinhos, principalmente, pela facilidade de uso. Ele permite criar páginas rapidamente e possui diversos recursos — os conhecidos plugins — que trazem inúmeras facilidades e funcionalidades essenciais para criar um site e/ou blog com todos os recursos que sua marca precisa.

Sua administração também é simples, permitindo a inclusão de outras pessoas autorizadas por você para essa tarefa, além de ser extremamente fácil fazer novas publicações nele.

Otimização – Focado em SEO

Um dos motivos que pelos quais sua marca precisa estar na internet é para ser encontrada pelo maior número de pessoas possível, e uma das formas de conseguir isso é trabalhando a otimização para os mecanismos de buscas, o SEO.

O SEO é uma das técnicas utilizadas para que seu site apareça em destaques nas buscas orgânicas

Entre os benefícios do WordPress estão os plugins, que são como pequenos programas que você instala no seu site para atender às suas necessidades.

Com relação ao SEO, o mais utilizado e conhecido é o Yoast SEO. Das funções que ele oferece, está a possibilidade de fazer a análise de cada página do seu site/blog, verificar se elas estão otimizadas corretamente ou se precisam de algum ajuste.

Tudo isso é feito de maneira simples, sem exigir programação avançada. E o melhor, ele possui uma versão gratuita, bem completa!

Mas existem diversas outras opções, tais como:

  • All in One SEO pack: boa indicação para iniciantes no WordPress. Ao fazer a instalação desse plugin, ele otimiza os títulos de seus posts com foco nos mecanismos de busca. Para usuários mais avançados, esse plugin abre diversas possibilidades para melhorar o SEO dos sites;
  • Premiun SEO Pack: além de ajudar na otimização do seu site e blog, o Premium SEO Pack possui várias funcionalidades, entre elas uma ferramenta de minimização que deixa seu site mais rápido. Aqui, vale lembrar que sites e blogs responsivos, melhoram a experiência do usuário, evitando que eles busquem por concorrentes que ofereçam isso.

Outros plugins como WP Social SEO Booster,  SEOPressor, SEO by SQUIRRLY e SEO Friendly Images também são bastante utilizados e atendem bem a questão da otimização.

Atualização

O fato de o WordPress estar sempre oferecendo novas atualizações é mais um sinal do quanto essa plataforma trabalha para que seu site e blog estejam sempre por dentro das inovações tecnológicas.

Esse é um motivo que também constata que é pouquíssimo provável que eles deixem de existir da noite para o dia. Se esse era um dos seus medos, pode simplesmente eliminá-lo.

Outro ponto que merece destaque — sendo, inclusive, um dos mais importantes — é que as atualizações corrigem falhas, além de melhorar a segurança da plataforma.

Segurança

Por falar em segurança, lembra que citamos grandes empresas que têm seus sites desenvolvidos em WordPress? Isso não aconteceria se ele não fosse seguro, certo?

A segurança virtual é algo que você precisa considerar, especialmente para sites que receberão dados financeiros. Mas por mais que o risco seja real, no WordPress as chances são bem reduzidas, ainda mais pelo fato deles estarem sempre trabalhando em conjunto com outras empresas para criarem e oferecem aos usuários vários plugins de proteção.

Tema pronto vs Tema exclusivo

Outra grande vantagem de ter um site em WordPress é que a própria plataforma oferece diversos temas prontos. O que quer dizer que você pode, simplesmente, ir à galeria deles e escolher aquele que tiver mais a cara da sua marca.

Porém, mesmo essa sendo uma vantagem, ela pode se transformar em uma terrível desvantagem. Isso porque você corre o risco de muitas outras pessoas escolherem o mesmo tema que o seu, inclusive empresas do mesmo segmento. Dessa forma, algo que deveria ser personalizado para o seu negócio, acaba se tornando apenas mais um site do ramo, sem destaque algum.

Os temas prontos também são criados para serem utilizados por qualquer negócio, por isso eles possuem diversas funções e ferramentas que podem não atender o seu pontualmente, deixando seu site muito complexo, afetando o desempenho e carregamento das páginas.

Também por esse motivo, um site com template exclusivo é mais fácil de atualizar e mais rápido, pois não carrega plugins desnecessários.

Justamente por isso aqui, na Alphabrand, orientamos nossos clientes quanto à importância de ter um site com tema personalizado. Assim, ele realmente vai espelhar o que sua marca quer passar aos clientes, e sem nenhum outro igual!

Por mais que criar um site no WordPress seja fácil e rápido, a ajuda de um profissional é fundamental para que, além de ter um bom visual, todos os recursos funcionem corretamente.

Para garantir que o da sua empresa não lhe cause qualquer problema, aproveite que está aqui e entre em contato conosco agora mesmo. Solicite um orçamento e se surpreenda com o nosso custo-benefício!

Gostou deste contúedo? Compartilhe!