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Como usar o Instagram
Por Alphabrand em 24 de julho de 2019 | Redes Sociais

10 dicas de como usar o instagram para promover a sua marca

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Há muito tempo, o Instagram deixou de ser um simples aplicativo para postagem de fotos cotidianas e se transformou em uma importante ferramenta de divulgação e venda para empresas dos mais variados segmentos.

Desde influenciadores digitais, até grandes marcas, todos se renderam ao poder de alcance de uma das maiores redes sociais da atualidade. No entanto, para conseguir um lugar ao sol e conquistar espaço no feed dos seguidores, é preciso trabalhar bem o seu perfil. 

Quer saber como usar o Instagram em negócio, divulgar ainda mais a sua marca e, claro, aumentar as suas vendas? Então continue neste post e veja as 10 dicas essenciais que preparamos para você!

Porque sua empresa precisa estar no Instagram

Se você ainda acha que o Instagram só é utilizado para postar fotos e, por isso, não serve para divulgação da sua marca, lamentamos informar, mas está perdendo tempo, excelentes oportunidades de negócio e, por consequência, muito dinheiro!

Além de ser a rede social que mais cresce no mundo, ela é a que proporciona maior interação do público (quinze vezes mais que o Facebook). Com mais de 1 bilhão de usuários ativos, só no Brasil são 70 milhões, o que nos coloca na segunda posição, perdendo apenas para os EUA.

Só de perfis comerciais, a estatística mais recente apontou 20 milhões e, segundo o próprio Instagram, 85% dos usuários seguem esse tipo de perfil.

Ou seja, os números por si só já confirmam quanto essa plataforma se tornou uma importante estratégia de negócios e, justamente por isso, sua empresa precisa estar presente e ativa nela.

Como usar o Instagram em sua empresa

Porém, muitas pessoas sabem disso (e, agora, você também!) e todos querem conquistar um bom alcance para divulgação das marcas — vale lembrar que o Instagram se tornou uma valiosa forma de não apenas apresentar produtos e serviços, mas também de vendê-los. Isso já é possível graças ao recurso “Loja” que direciona os seguidores diretamente para o site da sua empresa.

Mas, para conseguir tudo isso, é preciso trabalhar bem o perfil da sua empresa e otimizá-lo da maneira correta. 

Abaixo, você verá 10 dicas de como fazer isso e se tornar mais um sucesso dessa rede social.

1. Converta seu perfil pessoal em profissional 

Ao criarmos um perfil no Instagram, automaticamente ele é considerado pessoal. Porém, quando falamos em empresas, é fundamental que ele seja profissional. 

Além de liberar recursos que permitem, entre outras coisas, analisar o alcance das postagens, um perfil assim transmite maior credibilidade para o público. 

Para fazer isso é fácil, basta ir em “configurações” e efetuar a alteração.

2. Adicione links na bio

Infelizmente, ainda não é possível inserir links clicáveis nas publicações. Por isso, é tão comum ver nas legendas “link na bio”. 

Além de divulgar o site ou blog da sua empresa, esses links também pode levar o público a páginas determinadas, como a de algum produto ou e-book.

Se tiver vários que queira deixar à disposição dos seus seguidores, você pode usar o Linktree e, em uma única tela, apresentar todos eles.

3. Destaque os Stories mais importantes 

O Stories é outra funcionalidade do Instagram que ajuda muito na interação com o público. Direto, ele pode ser usado tanto para divulgar novos produtos e serviços quanto para mostrar tudo que está acontecendo na sua empresa em tempo real. 

Mas como eles só ficam no ar somente 24 horas, é legal destacar aqueles de maior relevância. Para isso, basta clicar em “destaque”, que aparece no canto inferior direito do Storie. Ah! E não se esqueça de criar capas para deixar tudo organizado no perfil.

4. Use quebras de linhas para deixar a leitura mais fácil

Quando postamos textos na internet ele precisa estar escaneável, ou seja, publicados de uma maneira que, com o “passar dos olhos”, o leitor consiga ter uma boa ideia do que está no conteúdo. Por isso, evite os blocos de texto que deixam a leitura cansativa e que, na maioria das vezes, espanta o público. 

Hoje, o Instagram já permite fazer as quebras de linhas facilmente. Basta clicar no Enter (ou na “setinha”, dependo do smartphone ou ferramenta que estiver usando) que os espaços entre os parágrafos são criados.

5. Utilize emojis nas publicações

Os emojis — aquelas carinhas amarelinhas e outros desenhos — podem representar desde uma ideia, uma palavra, até uma frase completa. Além de divertidos, a verdade é que eles geram maior engajamento quando utilizados em publicações no Instagram.

Porém, para que eles beneficiem sua marca também, é preciso conhecer bem sua persona e, principalmente, saber o significado de cada um deles, para evitar passar uma mensagem errada ou até ofensiva.

6. Não use hashtags na descrição 

As hashtags ajudam os visitantes a chegarem até seu conteúdo. Mas duas práticas que vemos muito nos perfis, mas não são indicadas, é usar muitas ou colocá-las na própria publicação (legenda).

Para evitar que o texto fique poluído, ou até que a pessoa saia do seu perfil e deixe de ler seu texto pelo excesso de # azuis, coloque as hashtags relevantes para o seu segmento apenas no primeiro comentário.

7. Mantenha a frequência das postagens 

Quando as pessoas começam a seguir o seu perfil e gostar dos conteúdos, elas ficam à espera de novas postagens.

Como o Instagram é uma rede social rápida, o ideal é ter frequência nas publicações e não demorar mais de 48 horas entre uma e outra. Do contrário, muitos seguidores podem deixar de seguir, especialmente se acharem que o perfil está inativo.

8. Interaja com seu público

Mas de nada adianta postar com frequência e não interagir com o público. Afinal, o Instagram é uma via de mão dupla e a comunicação com seus seguidores é essencial para dar mais credibilidade à sua marca e aumentar cada vez mais o engajamento.

Por isso, comente e curta as respostas dos seus seguidores e não deixe, nunca, de responder as mensagens que receber via direct.

9. Fuja das mensagens automáticas

O número de interações aumentou? Então chegou a hora de ter uma equipe especialmente para gerenciar seu Instagram. Ela pode ser interna ou externa, tudo depende do porte da sua empresa, mas jamais caia no erro de utilizar respostas automáticas para falar com os seguidores.

Criar relações realmente humanas é o que vai diferenciar seu perfil e sua marca dos demais que estão na rede. 

10. Publique apenas bons conteúdo

Mas tudo isso que foi falado não vai adiantar de nada se o conteúdo publicado não for relevante, não trouxer boas informações ou não resolver as dores do seu público. Por isso, evite postar qualquer coisa só para manter a frequência e os seguidores.

O uso de artes e imagens exclusivas para cada postagem também é fundamental para atrair olhares. Afinal, estamos em uma rede social de fotos, nada melhor que usar as melhores para divulgar a sua marca.

Faça um planejamento das suas publicações

Agora que você já sabe como usar o Instagram e todas as suas possibilidades, não deixe de fazer um bom planejamento para que todas as orientações acima tragam resultados.

Organize um calendário mensal de postagens, separe os conteúdos que serão publicados por tema e faça o agendamento para o mês inteiro. Além de facilitar, isso garante que seu perfil terá postagens frequentes e com assuntos de interesse dos seus seguidores.

E agora, se convenceu que o Instagram é uma excelente ferramenta para o crescimento da sua empresa? Coloque essas dicas em prática e veja os resultados.

Se quiser conhecer um pouco mais do poder das redes sociais, compartilhe este conteúdo em seus perfis e veja a repercussão que ele terá entre seus seguidores.

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